As redes sociais digitais como canais de transparência da informação: uma proposta de parâmetros de avaliação de uso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v14i1p24-47

Palavras-chave:

Mediação da informação, Redes sociais, Serviços de informação

Resumo

A crescente valorização de preceitos democráticos e o consequente aumento da participação civil nas decisões públicas, aliados ao surgimento de novos canais digitais de informação e de comunicação, resultaram em uma mudança paradigmática que redimensionou as políticas de transparência administrativa, exigindo maior atenção nos processos de produção, disseminação e uso de dados e informações de caráter público. Objetiva-se mapear parâmetros avaliativos que monitorem a qualidade de serviços infocomunicacionais mediados pelas redes sociais digitais enquanto canais de transparência institucional. Trata-se de uma pesquisa documental de caráter descritivo e de natureza quantiqualitativa, que buscou integrar indicadores e critérios usados para avaliação de serviços infocomunicacionais em sites e portais de transparência às orientações de uso das redes sociais institucionais. Os principais achados científicos são apresentados em dois quadros. O primeiro aponta o arcabouço informacional que serviu de base para o mapeamento e a consolidação dos indicadores, e o segundo, os indicadores e seus respectivos critérios de valoração. Os cinco indicadores identificados destinam-se a avaliação da comunicabilidade, da acessibilidade, da usabilidade, da confiabilidade e da transparência nos canais sociais. Considera-se a importância da orientação e da avaliação do uso das redes sociais digitais para o alinhamento dos serviços prestados pela Administração Pública com os seus próprios objetivos e as suas estratégias, com os dispositivos legais e com as expectativas da sociedade. Além de validar o uso destes canais enquanto ferramentas infocomunicacionais institucionais, a definição destes parâmetros supre uma lacuna que precisa ser reparada em termos de transparência administrativa.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • João Rodrigo Santos Ferreira, Universidade Federal da Paraíba

    Doutorando em Ciência da Informação. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Paraíba. Mestre em Ciência da Informação. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Alagoas

  • Edivanio Duarte de Souza, Universidade Federal de Alagoas

    Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor Associado do Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes da Universidade Federal de Alagoas, com atuação no Curso de Biblioteconomia e no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba.

Referências

ALMEIDA JÚNIOR, O. F. Mediação da informação e múltiplas linguagens. Pesquisa brasileira em ciência da informação, Brasília, v. 2, n. 1, p. 89-103, jan./dez. 2009. Disponível em: https://www.brapci.inf.br/_repositorio/2010/01/pdf_9aa58ba510_0007871.pdf. Acesso em: 19 maio 2023.

ALVES, Magda. Como escrever teses e monografias. Rio de Janeiro: Campus, 2003.

ANTUNES, Maciel Carlos. A efetividade informacional dos portais de transparência governamentais na perspectiva do cidadão. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, João Pessoa, v. 8, n. 2, p. 162-178, 2018. Acesso em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/33423. Disponível em: 07 ago. 2022.

BARREIROS, Gustavo Alem. A Lei de Acesso à Informação e o Facebook: como a LAI e as redes sociais podem enfrentar uma sociedade desconfiada e a corrupção enraizada? Revista Digital de Direito Administrativo, Ribeirão Preto, v. 2, n. 1, p. 204-220, 2015. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rdda/article/download/85135/92157/127261. Acesso em: 22 set. 2022.

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, [2016].

BRASIL. Conselho Nacional do Ministério Público. Manual do Ministério Público para Mídias Sociais. Brasília: CNMP, 2018a. Disponível em: https://www.cnmp.mp.br/portal/publicacoes/11245-manual-do-ministerio-publico-para-midias-sociais. Acesso em: 07 set. 2022.

BRASIL. Controladoria-Geral da União. Escala Brasil Transparente: metodologia e critérios de avaliação EBT 360°. Brasília: CGU, 2019. Disponível em: http://transparencia.gov.br/pdf/bfe87072-8531-4dcc-9a9d-d6aefab0c1b7.pdf. Acesso em: 07 set. 2022.

BRASIL. Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão. Indicadores e métricas para avaliação de e-Serviços. Brasília: MP, 2007.

BRASIL. Presidência da República. Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011. Regula o acesso a informações previsto no inciso XXXIII do art. 5, no inciso II do § 3º do art. 37 e no § 2º do art. 216 da Constituição Federal; altera a Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990; revoga a Lei n 11.111, de 5 de maio de 2005, e dispositivos da Lei n 8.159, de 8 de janeiro de 1991; e dá outras providências. Brasília, DF, 2011. Disponível em: https://legis.senado.leg.br/norma/584383. Acesso em: 07 set. 2022.

BRASIL. Presidência da República. Lei nº 12.965, de 23 de abril de 2014. Estabelece princípios, garantias, direitos e deveres para o uso da Internet no Brasil. Brasília, DF, 2014a. Disponível em: https://legis.senado.leg.br/norma/584776. Acesso em: 07 set. 2022.

BRASIL. Presidência da República. Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018. Dispõe sobre a proteção de dados pessoais e altera a Lei nº 12.965, de 23 de abril de 2014 (Marco Civil da Internet). Brasília, DF, 2018b. Disponível em: https://legis.senado.leg.br/norma/27457334. Acesso em: 07 set. 2022.

BRASIL. Secretaria Especial de Comunicação Social. Manual de orientação para atuação em mídias sociais: identidade padrão de comunicação digital do poder executivo federal. Brasília: Secom, 2012. Disponível em: https://www.gov.br/agricultura/pt-br/centrais-de-conteudo/manuais/manual-de-redes-sociais-idg.pdf. Acesso em: 07 set. 2022.

BRASIL. Secretaria Especial de Comunicação Social. Manual de uso de redes sociais. Brasília: Secom, 2018c. Disponível em: https://gestaoconteudo.presidencia.gov.br/gestao_portalpadrao/manuais/manual-de-uso-de-redes-sociais/manual-de-uso-de-redes-sociais-pagina-a-pagina-1.pdf. Acesso em: 24 set. 2022.

CUNHA, Claudia Silveira da. Os serviços eletrônicos de implementação da Lei de Acesso à Informação pública e os serviços de informação ao cidadão. In: MOURA, Maria Aparecida (org.). A construção social do acesso público à informação: contexto, historicidade e repercussões. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014. p. 185-196.

DEL VICARIO, Michela et al. The spreading of misinformation online. PNAS, Washington, v. 113, n. 3, p. 554-559, 2016. Diponível em: https://www.pnas.org/content/pnas/113/3/554.full.pdf. Acesso em: 23 set. 2022.

ELMBORG, James. Critical information literacy: definitions and challenges. In: WILKINSON, Carroll Wetzel; BRUCH, Courtney. (org.). Transforming information literacy programs: intersecting frontiers of self, library culture, and campus community. Chicago, IL: Association of College and Research Libraries, 2012. p. 75-95. Disponível em: https://iro.uiowa.edu/esploro/outputs/bookChapter/Critical-Information-Literacy-Definitions-and-Challenges/9983557574202771. Acesso em: 15 ago. 2022.

FERREIRA, João Rodrigo Santos. Transparência ativa da informação mediada por redes sociais eletrônicas: parâmetros de qualidade de uso nos Ministérios Públicos Estaduais brasileiros. Orientador: Edivanio Duarte de Souza. 2021. 164 f. Dissertação (Mestrado) Curso de Ciência da Informação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021. Disponível em: https://www.repositorio.ufal.br/handle/123456789/9239. Acesso em: 23 fev. 2023.

FERREIRA, João Rodrigo Santos; LIMA, Paulo Ricardo Silva; SOUZA, Edivanio Duarte de. Desinformação, infodemia e caos social: impactos negativos das fake news no cenário da COVID-19. Em Questão, Porto Alegre, v. 27, n. 1, p. 30-53, 2021. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/102195/59076. Acesso em: 27 ago. 2022.

GOMES, Henriette Ferreira. A dimensão dialógica, estética, formativa e ética da mediação da informação. Informação & Informação: Londrina, v. 19, n. 2, p. 46-59, 2014. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/issue/view/929. Acesso em: 07 ago. 2022.

GONÇALVES, Victor. Hugo. Pereira. Marco civil da Internet comentado. São Paulo: Atlas, 2017.

LIMA, Aline Poggi Lins; FREIRE, Isa Maria. As mídias sociais de olho na ci na perspectiva da disseminação da informação. Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Florianópolis, v. 19, n. 39, p. 113-132, jan./abr. 2014. Disponível em: https://www.brapci.inf.br/index.php/res/download/49588. Acesso em: 18 ago. 2022.

MARTINS, Paula Ligia Acesso à Informação: um direito fundamental e instrumental. Acervo, Rio de janeiro, v. 24, n. 1, p. 233-244, jan./jun. 2011. Disponível em: http://revista.arquivonacional.gov.br/index.php/revistaacervo/article/view/381/381. Acesso em: 18 ago. 2022.

ROCHA, Paulo Felisberto da. Como fazer uma pesquisa científica?: uma abordagem teórico-prática. Maceió: Edições Catavento, 2002.

RODEGHERI, Letícia Bodanese; RAMINELLI, Francieli Puntel; OLIVEIRA, Rafael Santos de. A Influência da Propaganda Política online no exercício da Cibercidadania no Brasil. In: ROVER, Aires José; SANTOS, Paloma Maria; MEZZAROBA, Orides (org.). Governo Eletrônico e Inclusão Digital. Florianópolis: Conceito Editorial, 2014. p. 175-194. Disponível em: https://www.academia.edu/44239712/A_INFLU%C3%8ANCIA_DA_PROPAGANDA_POL%C3%8DTICA_ONLINE_NO_EXERC%C3%8DCIO_DA_CIBERCIDADANIA_NO_BRASIL_THE_INFLUENCE_OF_ONLINE_POLITICAL_ADVERTISING_IN_THE_EXERCISE_OF_CYBERCITIZENSHIP_IN_BRAZIL. Acesso em: 16 ago. 2022.

SOUZA, Edivanio Duarte de. O direito à informação: das condições de acesso à Lei nº 12.527/11. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 15., 2014, Belo Horizonte. Anais […] Belo Horizonte: UFMG, 2014. p. 2544-2564. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/186722. Acesso em: 22 ago. 2022.

TENÓRIO, Lucas Passos; DEBOÇÃ, Leonardo Pinheiro. O uso das redes sociais pela Administração Pública para informação e criação de espaços digitais de deliberação cidadã. In: CONGRESSO NACIONAL DE MESTRADOS PROFISSIONAIS EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, 1., 2016, Curitiba. Anais […] Curitiba: PROFIAP, 2016. p. 1-9. Disponível em: http://www.profiap.org.br/profiap/eventos/2016/i-congresso-nacional-de-mestrados-profissionais-em-administracao-publica/anais-do-congresso/40692.pdf Acesso em: 30 jun. 2022.

Downloads

Publicado

2023-06-27

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

FERREIRA, João Rodrigo Santos; SOUZA, Edivanio Duarte de. As redes sociais digitais como canais de transparência da informação: uma proposta de parâmetros de avaliação de uso. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, Ribeirão Preto, Brasil, v. 14, n. 1, p. 24–47, 2023. DOI: 10.11606/issn.2178-2075.v14i1p24-47. Disponível em: https://revistas.usp.br/incid/article/view/203342.. Acesso em: 14 maio. 2024.