A cultura do Congo Capixaba: entre práticas e documentos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.incid.2024.207939

Palavras-chave:

Congo capixaba, Mediação cultural, Cultura, Práticas documentárias

Resumo

Este estudo reflete sobre o Congo Capixaba por meio das práticas documentárias do programa de extensão Entre Comunidades, da Universidade Federal do Espírito Santo, tomando como base o conceito de cultura desenvolvido por Kelvin L. White em 2017. O principal objetivo é pensar o Congo Capixaba como cultura nos termos do autor, a partir dos documentos produzidos e mediados no âmbito do Entre Comunidades. De forma específica, busca-se: identificar as práticas documentárias realizadas pelo programa; mapear os símbolos, os heróis, os rituais, os valores e as performances do Congo, por meio das práticas de mediação cultural e das performadas pela comunidade; e analisar os efeitos dessa documentação para a continuidade dos rituais do Congo e como potencializadora das ações de mediação. Realizou-se pesquisa exploratória e descritiva, quanto aos objetivos, e de abordagem quanti-qualitativa. Procedeu-se às pesquisas bibliográfica, documental e arquivística, com análise de conteúdo para o tratamento dos resultados. Por meio da análise da documentação investigada, foi possível apreender os principais aspectos da cultura do Congo Capixaba, bem como contabilizar e categorizar diferentes práticas de mediação cultural nas comunidades atendidas. Concluiu-se que a documentação contribui para a permanência da cultura do Congo Capixaba e que a mediação cultural complementa as práticas documentárias, produzindo efeitos sobre a vida e a memória das comunidades.

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Biografia do Autor

  • Philippe Peterle Modolo, Universidade Federal do Espírito Santo

    Mestrando em Ciência da Informação na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES); Graduando em Arquivologia (UFES). Possui graduação em Pedagogia pela FUNPAC (2009). Especializou-se em Psicopedagogia e Educação digital e em Gestão Educacional na (FAVENI), 2011.Possui experiência em docência e em Gestão Educacional no Ensino Fundamental.

  • Maira Cristina Grigoleto, Universidade Federal do Espírito Santo

    Doutora e Mestra em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp). Licenciada em História pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep). Atua como docente na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) nos cursos de Mestrado em Ciência da Informação (PPGCI-Ufes) e de Graduação em Arquivologia. Participa dos grupos de pesquisa "Competência em Informação e Processos Inter-relacionados" e "Tecnologia e Organização da Informação e do Conhecimento". Tem interesse em pesquisas sobre agências e agenciamentos do e pelo documento em diferentes configurações histórico-sociais, considerando: instituições (públicas e privadas); lugares e espaços de informação e de memória; processos e procedimentos documentais e de informação; institucionalidade, materialidade e usos do patrimônio. 

  • Rosa da Penha Ferreira da Costa, Universidade Federal do Espírito Santo

    Doutora em Ciência da Informação (Dinter Unb/UFES - 2012-2016). Possui Mestrado em Artes pela Universidade Federal do Espírito Santo (2012), graduação em Biblioteconomia (1990), em Artes Plásticas (1995) e em Arquivologia (2006). Atualmente é professora adjunto 4 do Departamento de Arquivologia, da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência na área de Ciência da Informação e em Arquivologia, atuando principalmente nos seguintes temas: fotografia, memória, cidade, preservação de documentos, arquivos universitários, arquivos públicos, política arquivística, arquivos de processo de criação, patrimônio histórico, artístico e cultural. Coordenadora do Mestrado em Ciência da Informação 12/2018 - 08/2022 (PPGCI/UFES); Coordenadora do Núcleo de Pesquisa 'Tabularium - Políticas de Arquivos: Observatório no Estado do Espírito Santo'; Coordenadora do Laboratório de Ensino 2, do Curso de Arquivologia. Membro da Comissão Central de Avaliação de Documentos (CCAD) da UFES; Presidente do Núcleo Docente Estruturante (NDE).

  • Taiguara Villela Aldabalde, Universidade Federal do Espírito Santo

    Professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e da Graduação em Arquivologia vinculado ao Colegiado de Ciência da Informação e ao Departamento de Arquivologia da UFES. Doutor em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília. Pós-doutorado em Ciências da Informação na Fundação Fernando Pessoa (Porto, Portugal).

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Publicado

2024-04-08

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

MODOLO, Philippe Peterle; GRIGOLETO, Maira Cristina; COSTA, Rosa da Penha Ferreira da; ALDABALDE, Taiguara Villela. A cultura do Congo Capixaba: entre práticas e documentos. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, Ribeirão Preto, Brasil, v. 15, n. 1, p. e-207939, 2024. DOI: 10.11606/issn.2178-2075.incid.2024.207939. Disponível em: https://revistas.usp.br/incid/article/view/207939.. Acesso em: 30 abr. 2024.