A cultura do Congo Capixaba: entre práticas e documentos
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.incid.2024.207939Palabras clave:
Congo capixaba, Mediación cultural, Cultura, Prácticas documentalesResumen
Este estudo reflete sobre o Congo Capixaba por meio das práticas documentárias do programa de extensão Entre Comunidades, da Universidade Federal do Espírito Santo, tomando como base o conceito de cultura desenvolvido por Kelvin L. White em 2017. O principal objetivo é pensar o Congo Capixaba como cultura nos termos do autor, a partir dos documentos produzidos e mediados no âmbito do Entre Comunidades. De forma específica, busca-se: identificar as práticas documentárias realizadas pelo programa; mapear os símbolos, os heróis, os rituais, os valores e as performances do Congo, por meio das práticas de mediação cultural e das performadas pela comunidade; e analisar os efeitos dessa documentação para a continuidade dos rituais do Congo e como potencializadora das ações de mediação. Realizou-se pesquisa exploratória e descritiva, quanto aos objetivos, e de abordagem quanti-qualitativa. Procedeu-se às pesquisas bibliográfica, documental e arquivística, com análise de conteúdo para o tratamento dos resultados. Por meio da análise da documentação investigada, foi possível apreender os principais aspectos da cultura do Congo Capixaba, bem como contabilizar e categorizar diferentes práticas de mediação cultural nas comunidades atendidas. Concluiu-se que a documentação contribui para a permanência da cultura do Congo Capixaba e que a mediação cultural complementa as práticas documentárias, produzindo efeitos sobre a vida e a memória das comunidades.
Descargas
Referencias
ALDABALDE, Taiguara Villela; RODRIGUES Georgete Medleg. Mediação cultural no Arquivo Público do Estado do Espírito Santo. Transinformação, Campinas, v. 27, n. 3, p. 255-264, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0103-37862015000300007. Acesso em: 26 jul. 2022.
AZEVEDO, M. Comunidades eclesiais de base e inculturação da fé. São Paulo: Loyola, 1996.
BOHMANN, Gerda; NIEDENZU, Heinz-Jürgen. Historisch-Genetishe theorie. Wiensbaden: Springer, 2020.
CAPAI, Humberto (Org). Atlas do folclore capixaba. Espírito Santo: SEBRAE/ES, 2009. Disponível em: https://observatoriodoturismo.es.gov.br/Media/observatorio/Publicacoes/Livros/Atlas%20do%20Folclore%20Capixaba.pdf. Acesso em: 20 jun. 2022.
CHARTIER, R. A história cultural entre práticas e representações. 2. ed. Lisboa: DIFEL, 2002.
COSTA, João Batista de Almeida. A (des)invisbilidade dos povos e comunidades tradicionais: a produção da identidade, do pertencimento e do modo de vida como estratégia para efetivação de direito coletivo. In: GAWORA, Dieter et al. Povos e comunidades tracionais no Brasil. Montes Claros: Editora Unimontes, 2011, v. 1, p. 51-68.
COSTA FILHO, Aderval. Quilombos e povos tradicionais: grupo de estudos em temáticas ambientais. UFMG, Belo Horizonte, 2010.
FERRANDO, Thays Lacerda; FREITAS, Lídia Silva de. Documento e dispositivo: entre Bernd Frohmann e Michel Foucault. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO. 18., 2017, Marília. Anais […]. Marília: Unesp, 2017. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/download/125171. Acesso em: 26 jul. 2022.
FROHMANN, Bernd. Multiplicity, materiality, and autonomous agency of documentation. In: SKARE, Roswitha; LUND, Niels Windfeld; VÅRHEIM, Andreas (Eds.). A document (re)turn: contributions from a research field in transition. [S. l.]: Peter Lang, 2007.
FROHMANN, Bernd. O caráter social, material e público da informação. In: FUJITA, M.; MARTELETO, R.; LARA, M. (Orgs.). A dimensão epistemológica da ciência da informação e suas interfaces técnicas, políticas e institucionais nos processos de produção, acesso e disseminação da informação. São Paulo: Cultura Acadêmica; Marília: Fundepe, 2008. p. 19-34.
FROHMANN, Bernd. A documentação rediviva: prolegômenos a uma (outra) filosofia da informação. Morpheus: Revista Eletrônica em Ciências Humanas, Rio de Janeiro, ano 09, n. 14, p. 227-249, 2012.
GILLILAND, Anne J.; MCKEMMISH, Sue; LAU, Andrew J. (Eds.). Research in the Archival Multiverse. Victoria: Monash University Publishing, 2017. Disponível em: http://www.oapen.org/search?identifier=628143. Acesso em: 22 mar. 2022.
GRIGOLETO, Maira Cristina; MURGUIA, Eduardo Ismael. As bases epistemológicas do patrimônio institucionalizado. Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, [s. l.], v. 8, n. 2, p. 1-19, jul./dez. 2015. Disponível em: http://www.brapci.inf.br/index.php/article/download/43727. Acesso em: 22 jul. 2022.
LAMIZET, B. La médiation culturelle. Montréal: L’Harmattan, 1999.
LINS, Jacequay. O Congo no Espírito Santo: uma panorâmica musicológica das bandas de congo. Vitória, 2009.
MACEDO, Inara Novaes. A espetacularização do Congo no Espírito Santo. Revista do Colóquio de Arte e Pesquisa do PPGA-UFES, v. 3, n. 5, p. 87-106, dez. 2013. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/colartes/article/view/7686. Acesso em: 18 jun. 2022
MENESES, U. T. B. O campo do patrimônio cultural: uma revisão de premissas. In: FORUM NACIONAL DE PATRIMÔNIO CULTURAL, 1., 2009, Ouro Preto. Conferencia magna. Ouro Preto: IPHAN, 2009.
NEVES, Guilherme Santos. Coletânea de estudos e registros do folclore capixaba: 1944-1982. Vitória: Centro Cultural de Estudos e Pesquisas do Espírito Santo, 2008.
OLIVEIRA, Marlene Martins de; PIRCHINER, Juliana Casotto. Banda de Congo Piabas/Irundi: tradição e cultura. Revista Guará, Vitória, n. 4, p. 31-41, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/guara/article/view/11481/8054. Acesso em: 03 jul. 2022.
ORTEGA, C. D.; SALDANHA, G. S. A noção de documento no espaço-tempo da ciência da informação: críticas e pragmáticas de um conceito. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 24, n. esp., p. 189-203, 2019. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/111821. Acesso em: 28 jul. 2022.
PIANEZZA, Nolwenn. Le geste documentaire du chercheur indigène: production de traces et transmission des saviors. In: COLÓQUIO MUSSI, 4., 2018, Lille. Anais […] Lille: Universidade de Lille SHS, 2018. p. 1-14. Disponível em: https://mussi2018.sciencesconf.org/data/33_FR.pdf. Acesso em: 12 jun. 2022.
PIRCHINER, Juliana Casotto. Banda de Congo Piabas/Irundi Do Espírito Santo: Educação, Ciência e Cultura. 2018. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, Vitória, 2018. Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/bitstream/capes/564232/2/MPECM_%20Produto%20Educacion. Acesso em: jul. 2022.
POLLAK, Michael. Memória e identidade social. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 5, n. 10, p. 200-2015, 1992. Disponível em: https://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/reh/issue/view/276. Acesso em: 16 jul. 2022.
SALAIANI, Cristian Jobi; GRAEFF, Lucas. A respeito da materialidade do patrimônio imaterial: o caso do INRC Porongos. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, v. 17, n. 36, p. 171-195, 2011. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-71832011000200008. Acesso em: 18 jun. 2022.
SANTOS, José Elias Rosa dos. Congos e Banda de Congos no Espírito Santo. In: MACIEL, Cleber. Negros no Espírito Santo. 2. ed. Vitória: Arquivo Público do Estado do Espírito Santo, 2016. p. 221-228. Disponível em: https://ape.es.gov.br/Media/ape/PDF/Livros/MioloLivroNegros_FINAL_BAIXA.pdf Acesso em: 24 mar. 2024.
SIQUEIRA, J. C. Informação e documento: relações simbióticas. Ponto de Acesso, Salvador, v. 9, n. 1, p. 91-110, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/7675. Acesso em: 03 ago. 2022.
SMITH, Laurajane. Desafiando o discurso autorizado de patrimônio. Caderno Virtual de Turismo, Rio de Janeiro, v. 21, n. 02, p. 140-151, 2021. Disponível em: http://www.ivt.coppe.ufrj.br/caderno/index.php/caderno/article/view/1957/749. Acesso em: 22 jun. 2022.
SMITH, Laurajane. Uses of heritage. Londres: Routledge, 2006.
UNESCO. Convention for the safeguarding of the intangible cultural heritage. 2003. Disponível em: http://portal.unesco.org/science/en/. Acesso em: 09 ago. 2022.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO. Programa de extensão nº 323: entre comunidades SIEX #500372. Vitória: Portal dos Projetos, 2015. Disponível em: https://projetos.ufes.br/#/projetos/323/informacoes. Acesso em: 12 jul. 2022.
VENTRESCA, Marc J.; MOHR, John W. Archival research methods. In: BAUN, J. A. C. The Blackwell companion to organizations. Oxford: Blackwell, 2017. p. 805-828. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1002/9781405164061.fmatter. Acesso em: 12 jul. 2022
WHITE, Kelvin. Race and culture: an ethnic studies approach to archival and recordkeeping Research in United States. In: GILLILAND, Anne J.; MCKEMMISH, Sue; LAU, Andrew J. (Eds.). Research in the Archival Multiverse. Victoria: Monash University Publishing, 2017. Disponível em: http://www.oapen.org/search?identifier=628143. Acesso em: 22 mar. 2022.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Philippe Peterle Modolo, Maira Cristina Grigoleto, Rosa da Penha Ferreira da Costa, Taiguara Villela Aldabalde
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Ao encaminhar textos à InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, o autor concorda com as prerrogativas do DOAJ para periódicos de acesso aberto adotadas pela revista:
- concessão à revista o direito de primeira publicação sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite acessar, imprimir, ler, distribuir, remixar, adaptar e desenvolver outros trabalhos, com reconhecimento da autoria.
- autorização para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista , como a publicação em repositorios institucionais desde que o reconhecimento da autoria e publicação inicial na InCID
- leitores podem ler, fazer download, distribuir, imprimir, linkar o texto completo dos arquivos sem pedir permissão prévia aos autores e/ou editores, desde que respeitado o estabelecido na Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0).
O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção às fontes.