Revisão sistemática da literatura na Ciência da Informação: uma descrição detalhada dos passos metodológicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v14i2p24-47

Palavras-chave:

Revisão Sistemática da Literatura, Modelo, Ciência da Informação, Processo, Atividades

Resumo

A revisão sistemática da literatura é uma modalidade de investigação científica que segue protocolos rígidos, transparentes e específicos com o intuito de explicitar todos os passos de busca, identificação, seleção, obtenção de dados, análise e descrição de uma pesquisa. São mencionadas, neste artigo, algumas organizações renomadas que executam revisões sistemáticas, como a Cochrane e a Campbell Collaboration, destacando a disseminação desse método para diversas áreas de conhecimento. Para a ciência da informação, a revisão sistemática é vital na consolidação de teorias e métodos, sendo detectada a melhora da frequência de uso do método em publicações na área, conforme indicadores no portal da base de dados em ciência da informação. Este trabalho tem o objetivo de realizar uma revisão bibliográfica narrativa sobre a revisão sistemática de literatura e descrever um processo exemplificativo aplicado à ciência da informação, detalhando suas quatro fases (planejar; executar; auditar; relatar e publicar), compostas por 27 atividades. Conclui-se que a abordagem do método descrito neste artigo facilitará a compreensão dos discentes e docentes da ciência da informação, colaborando para ampliar o uso da técnica em suas investigações.

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Biografia do Autor

  • Jean Carlos Borges Brito, Universidade de Brasília

    Doutorando na UNB em Ciência da Informação, Mestre em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação pela Universidade Católica de Brasília - UCB/2010; Pós-Graduado em Gestão Estratégica pela Universidade Cândido Mendes - UCAM/2014, Pós-Graduado em Gerência de Projetos com Ênfase em Sistemas de Informação - FAST/2005; Bacharel em Sistemas de Informação - FACEB/2004. Trabalha na área de TI há 23 anos com experiências na área de Infraestrutura de TI, Desenvolvimento/Programação de Sistemas, Telecomunicações, Auditoria de TI, Capacitação e Gestão de Projetos. Experiência em Governança de TI e alinhamento estratégico entre TI e Negócio, possuindo certificações em ITIL e COBIT, além de experiência como Docente em Centro Universitário, ministrando 11 disciplinas na área de Tecnologia. Atualmente trabalha como Coordenador de Tecnologia da Informação e Comunicação na Agência Espacial Brasileira - AEB. 

  • Dalton Lopes Martins, Universidade de Brasília

    Professor no curso de Biblioteconomia e atualmente coordenador (2022-2024) do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação PGGCinf da Faculdade de Ciência da Informação (FCI) na Universidade de Brasília (UnB). É também professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Condição Humana PPGECH da Universidade Federal de São Carlos. Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (2002) e mestrado em Engenharia da Computação pela Universidade Estadual de Campinas (2004). Doutor em Ciências da Informação pela ECA-USP (2009-2012), trabalhando com o tema de mapeamento, análise estrutural e dinâmica de Redes Sociais em ambientes digitais distribuídos. Pesquisa sobre os temas objetos e repositórios digitais, acervos digitais e estratégias de interoperabilidade de sistemas de informação, dados abertos ligados, ciência de dados e aprendizagem de máquina com ênfase na análise de objetos digitais. Coordena o projeto de pesquisa Tainacan - software livre para a construção social de repositórios digitais - parceria com o Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), o governo do estado do Espírito Santo, a Fundação Nacional das Artes (FUNARTE) e o Instituto Brasileiro do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). (Fonte: Currículo Lattes).

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Publicado

2023-12-11

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

BRITO, Jean Carlos Borges; MARTINS, Dalton Lopes. Revisão sistemática da literatura na Ciência da Informação: uma descrição detalhada dos passos metodológicos. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, Ribeirão Preto, Brasil, v. 14, n. 2, p. 24–47, 2023. DOI: 10.11606/issn.2178-2075.v14i2p24-47. Disponível em: https://revistas.usp.br/incid/article/view/209021.. Acesso em: 27 abr. 2024.