Hábitos e informação: contribuições peirceanas para análise dos efeitos interpretativos no contexto da comunicação digital

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v14i2p4-23

Palavras-chave:

Informação, Semiótica, Hábitos, Filosofia da Informação

Resumo

Neste artigo o objetivo é desenvolver uma reflexão sobre possíveis impactos de conteúdos propagados em plataformas digitais na relação que estrutura informação-hábito-ação, a partir da semiótica peirceana. A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica. O desenvolvimento desta reflexão é pautada na hipótese central, segundo a qual a abordagem semiótica peirceana propicia elementos que auxiliam a compreensão dos processos informacionais que direcionam o desenvolvimento de hábitos. Entendemos que em tempos de Big Data, Sociedade da Informação, Mídias Digitais, Fake News,  torna-se premente compreender a dinâmica que envolve a informação e sua relação com a conduta humana. A caracterização de informação enquanto processo, apresentada por Charles Sanders Peirce, apresenta elementos que auxiliam no entendimento da relação existente entre informação, ação e conduta; conforme um signo e seus correlatos transmitem adequadamente a forma do objeto para um interpretante, a informação presente neste processo direciona o comportamento humano e de outros animais. À medida que o uso e disseminação de plataformas digitais se tornam fundamentais em sociedades industrializadas, a noção de informação se altera e consequentemente influencia a conduta individual e coletiva. Em busca de entendimento dessa relação desenvolvemos uma distinção entre hábitos de ação e hábitos de conduta, tendo como hipótese de pesquisa que compreender a relação entre informação, hábitos e ação, pode colaborar para o entendimento do impacto que elementos de tecnologias de informação vêm desempenhando na conduta individual e coletiva.

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Biografia do Autor

  • Valdirene Aparecida Pascoal, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

    Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Mestre em Filosofia, na Linha de Filosofia da Informação, da Cognição e da Consciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2018-2021) . Possui graduação em Licenciatura Plena (2017) e Bacharelado (2018) em Filosofia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Foi professora colaborada no Projeto de Extensão Ciclo de Leituras e Debates da Obra de Charles S. Peirce da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Tem interesse nas áreas de pesquisa em Informação, Semiótica e Tecnologias Informacionais de Comunicação, com ênfase em Epistemologia, Filosofia da Informação, Ética Informacional e Ciência da Informação. 

  • Carlos Candido de Almeida, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

    Docente do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista - UNESP, campus de Marília, com atuação nos cursos de Arquivologia, Biblioteconomia, Mestrado e Doutorado em Ciência da Informação. Professor visitante na Universidad Carlos III de Madrid (Espanha, 2021) e Universidad Nacional de Misiones (Argentina, 2012). Pós-Doutor em Biblioteconomia e Documentação pela Universidad de Zaragoza, Espanha. Doutor em Ciência da Informação pela UNESP, mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina e graduado em Biblioteconomia pela Universidade Estadual de Londrina. Tem interesse nas áreas: Epistemologia, Ciência da Informação, Semiótica, Comunicação, Organização da Informação, Organização do Conhecimento e Mediação.

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Publicado

2023-12-11

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Artigos

Como Citar

PASCOAL, Valdirene Aparecida; ALMEIDA, Carlos Candido de. Hábitos e informação: contribuições peirceanas para análise dos efeitos interpretativos no contexto da comunicação digital. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, Ribeirão Preto, Brasil, v. 14, n. 2, p. 4–23, 2023. DOI: 10.11606/issn.2178-2075.v14i2p4-23. Disponível em: https://revistas.usp.br/incid/article/view/210671.. Acesso em: 27 abr. 2024.