A análise do discurso e o campo informacional: usos atuais e alcance epistemológico: uma atualização
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v1i1p32-55Palavras-chave:
Análise do discurso, Campo informacionalResumo
Apresenta problematização e atualiza resultados parciais de pesquisa que, a partir da constatação de vigorosa e crescente utilização da Análise do Discurso foucaultiana pelo campo informacional – aqui contemplando a produção científica em Ciência da Informação, Biblioteconomia e Arquivologia –, tanto do Brasil quanto internacionalmente, busca suprir a ausência de sistematizações sobre o tema. Para tanto, a pesquisa desenvolve levantamento e análise bibliográfica exaustivas, de cunho teórico-epistemológico e metodológico, com o objetivo de sistematizar e analisar arqueológico/epistemologicamente as contribuições efetivas da Teoria e Análise do Discurso foucaultiana para o campo informacional, assim como projetar seus usos potenciais. O estágio atual do levantamento, refino e análise da literatura nacional e internacional, além de confirmar a força teórico-metodológica da análise do discurso no campo informacional, indica as áreas temáticas prevalecentes em sua atual aplicação.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2010-07-20
Edição
Seção
Artigos
Licença
Ao encaminhar textos à InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, o autor concorda com as prerrogativas do DOAJ para periódicos de acesso aberto adotadas pela revista:
- concessão à revista o direito de primeira publicação sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite acessar, imprimir, ler, distribuir, remixar, adaptar e desenvolver outros trabalhos, com reconhecimento da autoria.
- autorização para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista , como a publicação em repositorios institucionais desde que o reconhecimento da autoria e publicação inicial na InCID
- leitores podem ler, fazer download, distribuir, imprimir, linkar o texto completo dos arquivos sem pedir permissão prévia aos autores e/ou editores, desde que respeitado o estabelecido na Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0).
O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção às fontes.
Como Citar
DE FREITAS, Lídia Silva. A análise do discurso e o campo informacional: usos atuais e alcance epistemológico: uma atualização . InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, Ribeirão Preto, Brasil, v. 1, n. 1, p. 32–55, 2010. DOI: 10.11606/issn.2178-2075.v1i1p32-55. Disponível em: https://revistas.usp.br/incid/article/view/42304.. Acesso em: 13 jan. 2025.