Análise de políticas públicas para bibliotecas no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v1i1p94-111Palavras-chave:
Bibliotecas, Políticas públicasResumo
Aborda a necessidade de desenvolvimento de análises de políticas públicas para as bibliotecas no Brasil, com o objetivo de contribuir para alterar a realidade evidenciada no primeiro Censo Nacional de Bibliotecas Públicas Municipais. A partir de um panorama das políticas públicas para a área, nas três esferas da federação, é possível identificar mudanças positivas no âmbito federal, que, no entanto, não se apresentam como garantias de mudanças efetivas da realidade nacional. No âmbito estadual e municipal, a situação é mais grave, tendo em vista a falta de consciência dos governos locais em destinar esforços para a construção de políticas públicas para essa área. Nesse contexto, defende a necessidade de aprofundar os estudos e lançar mão de metodologias que ajudem a explicar as causas e consequências de determinadas ações governamentais.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2010-07-20
Edição
Seção
Artigos
Licença
Ao encaminhar textos à InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, o autor concorda com as prerrogativas do DOAJ para periódicos de acesso aberto adotadas pela revista:
- concessão à revista o direito de primeira publicação sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite acessar, imprimir, ler, distribuir, remixar, adaptar e desenvolver outros trabalhos, com reconhecimento da autoria.
- autorização para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista , como a publicação em repositorios institucionais desde que o reconhecimento da autoria e publicação inicial na InCID
- leitores podem ler, fazer download, distribuir, imprimir, linkar o texto completo dos arquivos sem pedir permissão prévia aos autores e/ou editores, desde que respeitado o estabelecido na Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0).
O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção às fontes.
Como Citar
MACHADO, Elisa Campos. Análise de políticas públicas para bibliotecas no Brasil. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, Ribeirão Preto, Brasil, v. 1, n. 1, p. 94–111, 2010. DOI: 10.11606/issn.2178-2075.v1i1p94-111. Disponível em: https://revistas.usp.br/incid/article/view/42307.. Acesso em: 21 nov. 2024.