Mediação da Informação no fazer do bibliotecário e seu processo em bibliotecas universitárias no âmbito das ações culturais
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v1i2p103-121Palavras-chave:
Informação. Mediação da Informação. Cultura. Ação Cultural. Animação Cultural.Resumo
Em um cenário em que a informação é considerada insumo básico necessário para o desenvolvimento de sujeitos atuantes na sociedade, bem como um elemento para o desenvolvimento de uma sociedade calcada no crescimento econômico, político e científico, parece-nos necessário pensar, mesmo que para efeito de ensaio, um significado que melhor se aproxime do que se quer entender por informação e as formas de operacionalização deste conceito dentro do contexto da Ciência da Informação. Como forma de explicitar esta operacionalização, pretende-se neste artigo verificar em que medida a ação de Mediação da Informação efetuada pelo profissional bibliotecário de biblioteca universitária proporciona a valorização e transformação do espaço sociocultural da comunidade a qual atende ao promover tanto o consumo como também a produção de cultura. Essa atribuição de importância ao fazer do bibliotecário está atrelada a como esse profissional entende e internaliza o conceito de informação para dirigir sua prática. Desta forma, para alcançar os objetivos propostos, partimos do conceito de informação e Mediação da Informação até chegarmos aos conceitos de cultura, ação cultural e animação cultural.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao encaminhar textos à InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, o autor concorda com as prerrogativas do DOAJ para periódicos de acesso aberto adotadas pela revista:
- concessão à revista o direito de primeira publicação sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite acessar, imprimir, ler, distribuir, remixar, adaptar e desenvolver outros trabalhos, com reconhecimento da autoria.
- autorização para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista , como a publicação em repositorios institucionais desde que o reconhecimento da autoria e publicação inicial na InCID
- leitores podem ler, fazer download, distribuir, imprimir, linkar o texto completo dos arquivos sem pedir permissão prévia aos autores e/ou editores, desde que respeitado o estabelecido na Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0).
O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção às fontes.