BIBLON: plataforma de incentivo a leitura literária para crianças
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v2i1p68-85Palavras-chave:
Leitura-Escrita, Redes Sociais, Literatura Infantil, Biblioteca Escolar, BiblonResumo
Com o avanço vertiginoso das TIC, e ultimamente com a web 2.0, presencia-se um novo fenômeno com relação à leitura e a literatura, têm-se uma nova geração de leitores-escritores, com características e necessidades contemporâneas e as instituições educacionais, em especial a biblioteca, devem repensar suas estratégias na formação de leitores na Sociedade da Informação. O presente artigo descreve pesquisa sobre a biblioteca escolar e o uso dos social media (redes sociais), no incentivo à prática da leitura-escrita, tendo como objetivo principal propor um modelo de construção de rede social de leitores e escritores, para a comunidade escolar do 1º ciclo do ensino básico. Na fase empírica está sendo trabalhada a plataforma Biblon, pela comunidade do Agrupamento das Escolas de Aveiro, Portugal. Como resultado espera-se melhorar a qualidade e motivação para leitura-escrita; ampliar a presença de conteúdos na língua portuguesa no ambiente da web; potencializar o uso do computador Magalhães; contribuir para integração das TIC com as bibliotecas escolares, nas atividades com a literatura infantil e oportunizar espaço para criação e interação em torno do texto literário.Downloads
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Publicado
2011-06-07
Edição
Seção
Artigos
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Como Citar
FURTADO, Cassia Cordeiro; OLIVEIRA, Lidia. BIBLON: plataforma de incentivo a leitura literária para crianças. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, Ribeirão Preto, Brasil, v. 2, n. 1, p. 68–85, 2011. DOI: 10.11606/issn.2178-2075.v2i1p68-85. Disponível em: https://revistas.usp.br/incid/article/view/42335.. Acesso em: 30 dez. 2024.