Periódicos brasileiros de saúde pública – a questão do financiamento
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v2i2p101-110Palavras-chave:
Apoio à Pesquisa, Financiamento, Artigos de Revista, Periódicos científicos, Avaliação, Saúde Pública, Pesquisa, Pesquisadores, Indicadores de produção científicaResumo
Estudo descritivo baseado nas revistas especializadas em saúde pública indexadas na base LILACS, em 2009. Trata da identificação das fontes de financiamento dos periódicos (22) e da produção dos artigos por eles gerados (1529), no ano de 2008. A maioria das revistas de saúde pública conta com algum tipo de financiamento de órgãos federais para sua publicação e cerca 30% dos artigos publicados citam financiamento à pesquisa ou bolsa de pesquisador. O CNPq e a Capes se consagram como as agências que mais concederam auxílio financeiro para produção de revistas. Quanto às fontes de ajuda financeira internas, as revistas têm-se valido de assinaturas, venda de números avulsos e despesas de custo da publicação, entre outras. É possível o acesso aberto ao conteúdo das revistas possam ter refletido em diminuição das assinaturas pagas, o que pode ter repercutido negativamente em suas receitas. Estudos sobre as agências financiadoras para a publicação das revistas científicas brasileiras e para o desenvolvimento de pesquisas permitirá estabelecer relação entre financiamento e qualidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao encaminhar textos à InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, o autor concorda com as prerrogativas do DOAJ para periódicos de acesso aberto adotadas pela revista:
- concessão à revista o direito de primeira publicação sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite acessar, imprimir, ler, distribuir, remixar, adaptar e desenvolver outros trabalhos, com reconhecimento da autoria.
- autorização para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista , como a publicação em repositorios institucionais desde que o reconhecimento da autoria e publicação inicial na InCID
- leitores podem ler, fazer download, distribuir, imprimir, linkar o texto completo dos arquivos sem pedir permissão prévia aos autores e/ou editores, desde que respeitado o estabelecido na Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0).
O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção às fontes.