CrossRef, DOI (Digital Object Identifier) and services: a comparative study Brazil/Portugal
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v4i2p126-142Keywords:
CrossRef, DOI-Digital Object Identifier, CrossCheck, Comunicação científica, Brasil-PortugalAbstract
Introdução
O CrossRef é uma associação de editores e instituições que publicam na Internet e que necessitam registrar seu conteúdo através de identificadores únicos (Handle systems) e serviços com metadados e sua interoperabilidade. Conta com diversos serviços de links persistentes e metadados. Apresenta o objetivo e finalidade do CrossRef, e seus principais serviços: é o principal agente do DOI-Digital Object Identifier (63 milhões), Cited-By Linking, CrossCheck. Os serviços do CrossRef são utilizados pelas principais Editoras científicas, Sociedades científicas e Universidades do mundo, e também projetos de Acesso Aberto, como o SciELO e institucionalmente pela UEM, Brasil, pioneira na américa-latina, como instituição isolada, em metodologia para ativação de DOIs em grande quantidade. O estudo é comparativo das principais instituições/editores/associações Luso-brasileiras que tem DOIs ativos. O objetivo do estudo é mostrar os principais números na utilização de DOIs no Brasil, comparando-os com Portugal.
Metodologia
Estudo qualiquantitativo com análise de dados do CrossRef e seus serviços, com apresentação de resultados numéricos de correlação entre Brasil e Portugal. Mostra também qual o funcionamento básico dos procedimentos de registros DOIs, sistema CrossCheck.
Resultados e Discussão
Número de usuários no Brasil e Portugal (instituições/editoras/ sociedades/universidades) 101 membros, classificados como Publishers. O projeto SciELO Brasil é o maior depositário sul americano. Portugal tem um número muito pequeno de associados e utilizadores dos serviços.
Os serviços são necessários para as publicações em Acesso Aberto. A utilização do registros DOIs e seus links é essencial para o aumento da visibilidade, devido sua interoperabilidade em diversas base de dados de acesso aberto ou fechado e também um dos critérios para avaliação de indexação de novos periódicos nas plataformas Scopus e Web of Science.Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Ao encaminhar textos à InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, o autor concorda com as prerrogativas do DOAJ para periódicos de acesso aberto adotadas pela revista:
- concessão à revista o direito de primeira publicação sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite acessar, imprimir, ler, distribuir, remixar, adaptar e desenvolver outros trabalhos, com reconhecimento da autoria.
- autorização para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista , como a publicação em repositorios institucionais desde que o reconhecimento da autoria e publicação inicial na InCID
- leitores podem ler, fazer download, distribuir, imprimir, linkar o texto completo dos arquivos sem pedir permissão prévia aos autores e/ou editores, desde que respeitado o estabelecido na Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0).
O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção às fontes.