Competência em informação e inovação social: a interdisciplinaridade em foco
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v13i1p27-46Palabras clave:
Aprendizagem ao longo da vida, Assimetria informacional, Interdisciplinar, Inclusão socialResumen
O presente artigo propõe-se a analisar os conceitos de inovação social e de competência em informação, tendo em vista o caráter interdisciplinar de ambos, para ressaltar semelhanças existentes nas duas temáticas. A inovação social visa à transformação social por meio de mudanças nas práticas sociais, o que implica interdisciplinaridade por abordar as formas com que a sociedade se transforma nas mais distintas áreas. Já a competência em informação é uma meta-competência capaz de auxiliar o indivíduo a lidar com necessidades informacionais específicas de cada contexto em uma sociedade informacionalmente assimétrica. A competência em informação é considerada cerne da aprendizagem ao longo da vida e essencial para o pleno desenvolvimento humano em todas as suas dimensões, devendo ser desenvolvida de forma transversal em todas as disciplinas e contextos. Conclui-se pela interdisciplinaridade tanto no campo da inovação social quanto na competência em informação, de forma a se sugerir estudos futuros que foquem na correlação entre as duas disciplinas à luz da interdisciplinaridade, já que ambas se propõem a resolver problemas sociais contemporâneos.
Descargas
Referencias
ALBAGLI, Sarita. Conhecimento, inclusão social e desenvolvimento local. Inclusão Social, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 17-22, 2006. Disponível em: http://revista.ibict.br/inclusao/article/view/1514/1712. Acesso em: 1 abr. 2021.
ALBAGLI, Sarita; MACIEL, Maria Lucia. Informação, poder e política: a partir do sul, para além do sul. In: ALBAGLI, Sarita; MACIEL, Maria Lucia (Org.). Informação, conhecimento e poder: mudança tecnológica e inovação social. Rio de Janeiro: Garamond, 2011. p. 9-39.
ALVARENGA, Augusta Thereza de et al. Histórico, fundamentos filosóficos e teórico-metodológicos da interdisciplinaridade. In: PHILIPPI JUNIOR, Arlindo; SILVA NETO, Antônio J (Ed.). Interdisciplinaridade em ciência, tecnologia & inovação. Barueri: Manole, 2011, p. 3-68.
ALVARENGA, Augusta Thereza de; SOMMERMAN, Américo; ALVAREZ, Aparecida Magali de Souza. Congressos internacionais sobre transdisciplinaridade: reflexões sobre emergências e convergências de idéias e ideais na direção de uma nova ciência moderna. Saúde e Sociedade, São Paulo, v. 14, n. 3, p. 9-29, 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-12902005000300003&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 19 mar. 2021.
ANDRÉ, Isabel; ABREU, Alexandre. Dimensões e espaços da inovação social. Finisterra, [S. l.], v. 41, n. 81, p. 121-141, 2006. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/finisterra/article/view/1465. Acesso em: 10 abr. 2021.
BEHRENS, Shirley. A conceptual analysis and historical overview of information literacy. College and Research Libraries, Chicago, v. 55, n. 4, p. 309-322, 1994. Disponível em: https://doi.org/10.5860/crl_55_04_309. Acesso em: 22 mar. 2021.
BELLUZZO, Regina Celia Baptista. Transformação digital e competência em informação: reflexões sobre o enfoque da Agenda 2030 e dos objetivos de desenvolvimento sustentável. Conhecimento em Ação, Rio de Janeiro, v. 4, n. 1, p. 3-30, jan./jun. 2019. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rca/article/view/26573. Acesso em: 10 ago. 2021.
BEPA, BUREAU OF EUROPEAN POLICY ADVISORS. Empowering people, driving change: social innovation in the European Union, Luxembourg: publications office of the European Union, 2010. Disponível em: https://op.europa.eu/en/publication-detail/-/publication/4e23d6b8-5c0c-4d38-bd9d-3a202e6f1e81. Acesso em: 13 abr. 2021.
BERNSTEIN, Jay Hillel. Disciplinarity and trandisciplinarity in the study of knowledge. Informing Science: the International Journal of an Emerging Transdiscipline, Santa Rosa, California, v. 17, p. 241-273, 2014. Disponível em: http://www.inform.nu/Articles/Vol17/ISJv17p241-273Bernstein0681.pdf. Acesso em: 19 mar. 2021.
BERTIN, Patrícia Rocha Bello; LEITE, Fernando César Lima; PEREIRA, Fernando do Amaral. A informação em ciência e tecnologia como insumo para a inovação social: elementos para discussão. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 23., 2009, Bonito. Anais... Bonito: FEBAB, 2009. 11p. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/12143. Acesso em: 16 fev. 2021.
BIGNETTI, Luiz Paulo. As inovações sociais: uma incursão por ideias, tendências e focos de pesquisa. Ciências Sociais Unisinos, São Leopoldo, v. 47, n. 1, p. 03-14, 2011. Disponível em: http://revistas.unisinos.br/index.php/ciencias_sociais/article/view/1040/235. Acesso em: 10 abr. 2021.
BURCHINAL, Lee G. The communications revolution: America's third century challenge. Texas: Texas A & M University Library's Centennial Academic Assembly, 1976. Disponível em: https://personalpages.manchester.ac.uk/staff/drew.whitworth/burchinal_the_communications_revolution.pdf. Acesso em: 18 mar. 2021.
CAJAIBA-SANTANA, Giovany. Social innovation: moving the field forward: a conceptual framework. Technological Forecasting and Social Change, [S. l.], v. 82, p. 42-51, fev. 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.techfore.2013.05.008. Acesso em: 10 abr. 2021.
CALLON, Michel. L’innovation sociale: quand l’ économie redevient politique. In: KLEIN, Juan-Luis; HARRISSON, Denis (Org.). L’innovation sociale: émergence et effets sur la transformation des sociétés. Québec: Presse Universitaires du Québec, 2007, p. 17-42.
CANIVENC, Suzy. L’autogestion dans la société de l’information québécoise. Montréal: Centre de Recherche sur Innovations Sociales (CRISES), 2012.
CLEMMENSEN, Torkil; KAPTELININ, Victor; NARDI, Bonnie. Making HCI theory work: An analysis of the use of activity theory in HCI research. Behaviour & Information Technology, Londres, v. 35, n. 8, p. 608–627, 2016. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/0144929X.2016.1175507?journalCode=tbit20. Acesso em: 14 abr. 2021.
CLOUTIER, Julie. Qu'est-ce que l'innovation sociale? Montréal: Centre de Recherche sur Innovations Sociales (CRISES), 2003.
COIMBRA, José de Ávila Aguiar. Considerações sobre a interdisciplinaridade. In: PHILIPPI JÚNIOR, Arlindo et al. (Ed.). A interdisciplinaridade em ciências ambientais. São Paulo: Signus, 2000, p. 52-70.
CORRÊA, Elisa Cristina Delfini; CASTRO JUNIOR, Orlando Vieira de. Perspectivas sobre competência em informação: diálogos possíveis. Ciência da Informação, [S. l.], v. 47, n. 2, p.35-51, mai./ago. 2018. Disponível em: http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/4156/3792. Acesso em: 21 mar. 2021.
DAGNINO, Renato. Ciência e tecnologia para o desenvolvimento local: uma proposta transformadora. Revista de Desenvolvimento Econômico, Salvador, Ano VIII, n. 14, p. 43-52, jul 2006. Disponível em: https://revistas.unifacs.br/index.php/rde/article/view/6/6. Acesso em: 26 mar. 2021.
DE MURO, Pasquale et al. Organisations de la société civile, innovation sociale et gouvernance de la lutte contre la pauvreté dans le Tiers-Monde. Mondes en Développement, Nancy, França, v. 35, 2007/3, n. 139, p. 25-42, 2007. Disponível em: https://www.cairn.info/article.php?ID_REVUE=MED&ID_NUMPUBLIE=MED_139&ID_ARTICLE=MED_139_0025#. Acesso em: 10 abr. 2021.
DECLARAÇÃO DE HAVANA: 15 ações de competência em informação/ ALFIN por um trabalho colaborativo e de criação de redes para o crescimento da competência em informação no contexto dos países ibero-americanos. 2012. Disponível em: https://www.ifla.org/files/assets/information-literacy/publications/Declaration/Compet.Declara-de-Havana.2012.Portu-Brasil.pdf. Acesso em: 21 mar. 2021.
DECLARAÇÃO DE MACEIÓ sobre a competência informacional. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 24., 2011. Maceió: FEBAB; IBICT; UnB, 2011. Disponível em: http://febab.org.br/declaracao_maceio.pdf. Acesso em: 29 mar. 2021.
DOMINGUES, Ivan. Em busca do método. In: DOMINGUES, Ivan (Org.). Conhecimento e transdisciplinaridade II: aspectos metodológicos. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2005, p. 17-40.
DUDZIAK, Elisabeth Adriana. Information literacy: princípios, filosofia e prática. Ciência da Informação, [S. l.], v. 32, n. 1, p. 23-35, jan./abr., 2003. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0100-19652003000100003. Acesso em: 20 mar. 2021.
EDWARDS-SCHACHTER, Mónica; WALLACE, Matthew L. ‘Shaken, but not stirred’: Sixty years of defining social innovation. Technological Forecasting and Social Change, [S. l.], v. 119, p. 64-79, jun., 2017. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0040162517303347. Acesso em: 10 abr. 2021.
ENGESTRÖM, Yrjö; MIETTINEN, Reijo. Introduction. In: ENGESTRÖM, Yrjö; MIETTINEN, Reijo; PUNAMÄKI, Raija-Leena (Ed.). Perspectives on activity theory. Cambridge: Cambridge University Press, 2007, p. 1-16.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
HALL, Hazel; CRUICKSHANK, Peter; RYAN, Bruce. Exploring information literacy through the lens of Activity Theory. In: KURBANOǦLU, Serap et al. (Ed.). Information literacy in the workplace: 5th European conference, ECIL 2017, Saint Malo France, September 18-21, 2017, Revised Selected Papers. Cham: Springer, 2018, p. 803-812.
HAMELINK, Cees. An alternative to news. Journal of Communication, [S. l.], v. 26, n. 4, p. 120-123, dez. 1976. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/j.1460-2466.1976.tb01947.x. Acesso em: 18 abr. 2021.
HARRISSON, Denis; KLEIN, Juan-Luis. Introduction. In: KLEIN, Juan-Luis; HARRISSON, Denis (Org.). L’innovation sociale: émergence et effets sur la transformation des sociétés. Québec: Presse Universitaires du Québec, 2007, p.1-14.
HOWALDT, Jürgen; DOMANSKI, Dmitri; KALETKA, Christoph. Social innovation: towards a new innovation paradigm. Revista de Administração Mackenzie, São Paulo, v. 17, n. 6, p. 20-44, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1678-69712016/administracao.v17n6p20-44. Acesso em: 10 abr. 2021.
INTERNATIONAL FEDERATION OF LIBRARY ASSOCIATIONS AND INSTITUTIONS. Beacons of the information society: the Alexandria proclamation on information literacy and lifelong learning, 2005. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000144820. Acesso em: 29 mar. 2021.
LAVE, Jean; WENGER, Etienne. Situated learning: legitimate peripheral participation. 30 reimp. Cambridge: Cambridge University Press, 2019.
LEFF, Enrique. Complexidade, interdisciplinaridade e saber ambiental. Olhar de professor, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 309-335, 2011. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/684/68422128007.pdf. Acesso em: 19 mar. 2021.
LIMBERG, Louise; SUNDIN, Olof; TALJA, Sanna. Three theoretical perspectives on information literacy. Human IT: Journal for Information Technology Studies as a Human Science, Borås, Suécia, v. 11, n. 2, p. 93-130, 2012. Disponível em: https://humanit.hb.se/article/download/69/51. Acesso em: 22 mar. 2021.
LLOYD, Annemaree. Information literacy landscapes: information literacy in education, workplace and everyday contexts. Oxford: Chandos, 2010.
LOMBARD, Emmet. Pursuing information literacy: roles and relationships. Oxford: Chandos, 2010.
MACKEY, Thomas P.; JACOBSON, Trudi E. Metaliteracy: reinventing information literacy to empower learners. Chicago: Neal-Schuman/ American Library Association, 2014.
MACKEY, Thomas P.; JACOBSON, Trudi E. Reframing information literacy as a metaliteracy. College & Research Libraries, Chicago, v. 72, p. 62–78, 2011. Disponível em: https://doi.org/10.5860/crl-76r1. Acesso em: 21 mar. 2021.
MANIFESTO DE FLORIANÓPOLIS sobre a competência em informação e as populações vulneráveis e minorias. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 25., 2013. Florianópolis: FEBAB; IBICT; UnB; UNESP, 2013. Disponível em: http://repositorio.febab.org.br/items/show/4554. Acesso em: 23 mar. 2021.
MOULAERT, Frank et al. (Ed.). Social innovation as a trigger for transformations: the role of research. Luxembourg: Publications Office of the European Union, 2017.
MOULAERT, Frank et al. Towards alternative model(s) of local innovation. Urban Studies, [S. l.], v. 42, n. 11, p. 1969-1990, 2005. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1080/00420980500279893. Acesso em: 13 fev. 2021.
MOULAERT, Frank; MACCALLUM, Diana; HILLIER, Jean. Social innovation: intuition, precept, concept, theory and practice. In: MOULAERT, Frank et al. (Ed.). The International Handbook of Social Innovation: collective action, social learning and transdisciplinary research. Cheltenham: Edward Elgar, 2014, p. 13-24.
NICOLESCU, Basarab. O manifesto da transdisciplinaridade. 3. ed. São Paulo: Triom, 2018
NORGAARD, Rolf. Writing information literacy: contributions to a concept. Reference & User Services Quarterly, Chicago, v. 43, n. 2, p. 124-130, 2003. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/20864155?seq=1. Acesso em: 17 mar. 2021.
OLIVEIRA, Jeferson Gonçalves de. Sistemas de informação em saúde: do pensamento complexo à inovação social. 2019. 179 f. Tese (Doutorado em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento) – Faculdade de Ciências Empresariais. Universidade FUMEC, Belo Horizonte, 2019.
OWUSU-ANSAH, Edward K. Debating definitions of information literacy: enough is enough! Library Review, [S. l.], v. 54, n. 6, p. 366-374, 2005. Disponível em: https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/00242530510605494/full/html. Acesso em: 18 fev. 2021.
PHILLIPS, Wendy et al. Social innovation and social entrepreneurship: a systematic review. Group & Organization Management, [S. l.], v. 40, p. 428-461, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1177/1059601114560063. Acesso em: 20 mar. 2021.
PINTO, Maria; CORDÓN, José Antonio; DÍAZ, Raquel Gómez. Thirty years of information literacy (1977-2007): a terminological, conceptual and statistical analysis. Journal of Librarianship and Information Science, [S. l.], v. 42, n. 1, p. 3-19, mar. 2010. Disponível em: https://doi.org/10.1177/0961000609345091. Acesso em: 3 abr. 2021.
PINTO, Vitor Afonso et al. Interdisciplinarity in data science over big data: findings for mining industry. Informação & Sociedade: Estudos, [S. l.], v. 29, n. 4, p. 61-74, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/47536. Acesso em: 19 mar. 2021.
QUEROL, Marco Antonio Pereira; CASSANDRE, Marcio Pascoal; BULGACOV, Yára Lúcia Mazziotti. Teoria da atividade: contribuições conceituais e metodológicas para o estudo da aprendizagem organizacional. Gestão & Produção, São Carlos, v. 21, n. 2, p. 405-416, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-530X2014000200013&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 4 abr. 2021.
RIGHETTO, Guilherme Goulart; VITORINO, Elizete Vieira. A competência em informação como movimento de inovação social. Investigación Bibliotecológica, Cidade do México, v. 34, n. 82, p. 29-52, jan./mar., 2020. Disponível em: http://rev-ib.unam.mx/ib/index.php/ib/article/download/58080/52031. Acesso em: 9 abr. 2021.
ROMA, Júlio César. Os objetivos de desenvolvimento do milênio e sua transição para os objetivos de desenvolvimento sustentável. Ciência e Cultura, São Paulo, v. 71, n. 1, p. 33-39, jan., 2019. Disponível em: http://dx.doi.org/10.21800/2317-66602019000100011. Acesso em: 13 abr. 2021.
SAMPLE, Angela. Historical development of definitions of information literacy: a literature review of selected resources. The Journal of Academic Librarianship, [S. l.], v. 46, n. 2, mar., 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.acalib.2020.102116. Acesso em: 21 mar. 2021.
SANTOS, Ana Clarissa Matte Zanardo dos. O desenvolvimento da inovação social: inibidores e facilitadores do processo: o caso de um projeto piloto da ONG parceiros voluntários. 2012. 222 f. Tese (Doutorado em Administração) – Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, São Leopoldo, 2012. Disponível em: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3234. Acesso em: 20 mar. 2021.
SOMMERMAN, Américo. Inter ou transdisciplinaridade: da fragmentação disciplinar ao novo diálogo entre saberes. 2. ed. São Paulo: Paulus, 2008.
TAYLOR, James B. Introducing Social Innovation. The Journal of Applied Behavioral Science, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 69-77, 1970. Disponível em: https://doi.org/10.1177/002188637000600104. Acesso em: 20 mar. 2021.
TEPSIE – THEORETICAL, EMPIRICAL AND POLICY FOUNDATIONS FOR SOCIAL INNOVATION IN EUROPE. Final Report Summary, 2014. Disponível em: https://cordis.europa.eu/project/id/290771/reporting. Acesso em: 21 jan. 2021.
TEWELL, Eamon. A decade of critical information literacy: a review of the literature. Communications in Information Literacy, Buffalo, v. 9, n. 1, p. 24-43, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.15760/comminfolit.2015.9.1.174. Acesso em: 21 fev. 2021.
TUOMI-GRÖHN, Terttu. Developmental transfer as a goal of internship in practical nursing. In: TUOMI-GRÖHN, Terttu; ENGESTRÖM, Yrjö (Ed.). Between school and work: new perspectives on transfer and boundary-crossing. Bingley: Emerald: European Association for Learning and Instruction, 2003, p. 199-231.
UNITED NATIONS EDUCATIONAL, SCIENTIFIC AND CULTURAL ORGANIZATION. Riga recommendations on media and information literacy in a shifting media and information landscape. Riga, 2016. Disponível em: http://www.unesco.org/new/fileadmin/MULTIMEDIA/HQ/CI/CI/pdf/Events/riga_recommendations_on_media_and_information_literacy.pdf. Acesso em: 21 mar. 2021.
UNITED NATIONS EDUCATIONAL, SCIENTIFIC AND CULTURAL ORGANIZATION. Paris Declaration on media and information literacy in the digital era. Paris, 2014. Disponível em: http://www.unesco.org/new/fileadmin/MULTIMEDIA/HQ/CI/CI/pdf/In_Focus/paris_mil_declaration_final.pdf. Acesso em: 21 mar. 2021.
UNITED NATIONS EDUCATIONAL, SCIENTIFIC AND CULTURAL ORGANIZATION. Conceptual relationship of information literacy and media literacy in knowledge societies, 2013. Disponível em: http://www.observatorioabaco.es/biblioteca/docs/371_UNESCO_INFORMATIONLITERACY_2013.pdf. Acesso em: 20 mar. 2021.
UNITED NATIONS EDUCATIONAL, SCIENTIFIC AND CULTURAL ORGANIZATION. Fez declaration on media and information literacy. Fez, 2011. Disponível em: http://www.unesco.org/new/fileadmin/MULTIMEDIA/HQ/CI/CI/pdf/news/Fez%20Declaration.pdf. Acesso em: 29 fev. 2021.
UNITED NATIONS EDUCATIONAL, SCIENTIFIC AND CULTURAL ORGANIZATION. Prague declaration towards an information literate society. Praga, 2003. Disponível em: http://www.unesco.org/new/fileadmin/MULTIMEDIA/HQ/CI/CI/pdf/PragueDeclaration.pdf. Acesso em: 29 fev. 2021.
UNITED NATIONS EDUCATIONAL, SCIENTIFIC AND CULTURAL ORGANIZATION; INTERNATIONAL FEDERATION OF LIBRARY ASSOCIATIONS AND INSTITUTIONS. The Moscow declaration on media and information literacy. Moscou, 2012. Disponível em: http://www.unesco.org/new/fileadmin/MULTIMEDIA/HQ/CI/CI/pdf/In_Focus/Moscow_Declaration_on_MIL_eng.pdf. Acesso em: 29 mar. 2021.
VAN DER HAVE, Robert P.; RUBALCABA, Luis. Social innovation research: an emerging area of innovation studies? Research Policy, [S. l.], v. 45, n. 9, p. 1923-1935, nov., 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.respol.2016.06.010. Acesso em: 10 abr. 2021.
VIRKUS, Sirje. Information literacy in Europe: a literature review. Information Research, Borås, Suécia, v. 8, n. 4, 2003. Disponível em: http://informationr.net/ir/8-4/paper159.html. Acesso em: 21 mar. 2021.
WARD, Dane. Revisioning information literacy for lifelong meaning. The Journal of Academic Librarianship, [S. l.], v. 32, n. 4, p. 396-402, 2006. Disponível em: http://ir.library.illinoisstate.edu/fpml/38. Acesso em: 23 mar. 2021.
WENGER, Etienne. Communities of practice: learning, meaning and identity. Cambridge: Cambridge University Press, 2019.
WHITWORTH, Andrew. Radical information literacy: reclaiming the political heart of the IL movement. Oxford: Chandos, 2014.
ZURKOWSKI. Paul G. The information service environment relationships and priorities. Related Paper, n. 5, Nov. 1974. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=ED100391. Acesso em: 18 fev. 2021.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Ao encaminhar textos à InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, o autor concorda com as prerrogativas do DOAJ para periódicos de acesso aberto adotadas pela revista:
- concessão à revista o direito de primeira publicação sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite acessar, imprimir, ler, distribuir, remixar, adaptar e desenvolver outros trabalhos, com reconhecimento da autoria.
- autorização para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista , como a publicação em repositorios institucionais desde que o reconhecimento da autoria e publicação inicial na InCID
- leitores podem ler, fazer download, distribuir, imprimir, linkar o texto completo dos arquivos sem pedir permissão prévia aos autores e/ou editores, desde que respeitado o estabelecido na Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0).
O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção às fontes.