Provocações deleuzeanas para as linguagens documentárias

Autores/as

  • Walter Moreira Faculdades Integradas Teresa D'Ávila Faculdade de Biblioteconomia

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v1i2p21-36

Palabras clave:

Linguagens documentárias, Rizoma, Representação do conhecimento. Organização do conhecimento.

Resumen

Os sistemas mais tradicionais de representação do conhecimento são baseados em hierarquias, considerando-se seus diversos níveis de rigidez. Os tesauros e, mais recentemente, as ontologias têm trazido mais flexibilidade para a construção de linguagens documentárias. Neste cenário, o artigo convida a algumas reflexões sobre a adequação da lógica da árvore como o modelo de representação do conhecimento e discute a adoção de um novo olhar a partir da proposta do rizoma deleuzeano e suas possíveis implicações para a organização do conhecimento na ciência da informação. Discute as implicações da lógica do decalque nos processos usuais de representação da informação. Considera que a construção de linguagens documentárias modernas não ocorre isoladamente, mas dentro de redes de informação, o que significa que a lógica da árvore não é exatamente o modelo ideal de representação do conhecimento. Discute a possibilidade de adotar o modelo deleuzeana em tais processos.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Walter Moreira, Faculdades Integradas Teresa D'Ávila Faculdade de Biblioteconomia
    Bacharel em Biblioteconomia pela Fatea. Mestre em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela PUC. Doutor em Ciência da Informação pela USP.Professor do curso de Biblioteconomia das Faculdades Integradas Teresa D'Ávila.

Publicado

2010-12-17

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

MOREIRA, Walter. Provocações deleuzeanas para as linguagens documentárias. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, Ribeirão Preto, Brasil, v. 1, n. 2, p. 21–36, 2010. DOI: 10.11606/issn.2178-2075.v1i2p21-36. Disponível em: https://revistas.usp.br/incid/article/view/42317.. Acesso em: 21 nov. 2024.