Disponibilidade em Acesso Aberto da produção científica da África Lusófona
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v4i2p5-19Palabras clave:
Acesso Aberto, África Lusófona, produção científica local.Resumen
A presente comunicação analisa a disponibilidade em acesso aberto da produção científica dos países da África Lusófona (AL). Assim, pretende identificar e caracterizar a produção científica de instituições acadêmicas e de pesquisa dos seguintes países: Moçambique, Angola, Guiné Bissau, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe, por meio das publicações de produção científica local, regional ou nacional, bem como das contribuições de investigadores africanos lusófonos em revistas internacionais de alto impacto. Partimos do pressuposto de que, embora o volume de trabalho nessas revistas seja menor, se comparado com outros países, há uma produção científica de autores de instituições de AL que não está sendo apropriada conforme a sua legitimidade, e que por isso, não é garantido o acesso à comunidade que produziu ou financiou dita produção científica. Os resultados preliminares permitiram identificar um volume de artigos publicados em periódicos internacionais no período de estudo 2002-2012, superior a 2000 artigos, dos quais a maior parte é publicada em revistas de acesso aberto, ou em revistas de acesso por assinatura que permitem várias opções de autoarquivamento, com ou sem períodos embargo. O objetivo final é propor um conjunto de recomendações políticas para que as instituições acadêmicas dos países de AL melhorem o acesso aberto e aproveitem as vantagens que isso advém.Descargas
Los datos de descarga aún no están disponibles.
Descargas
Publicado
2013-12-20
Número
Sección
Artigos
Licencia
Ao encaminhar textos à InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, o autor concorda com as prerrogativas do DOAJ para periódicos de acesso aberto adotadas pela revista:
- concessão à revista o direito de primeira publicação sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite acessar, imprimir, ler, distribuir, remixar, adaptar e desenvolver outros trabalhos, com reconhecimento da autoria.
- autorização para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista , como a publicação em repositorios institucionais desde que o reconhecimento da autoria e publicação inicial na InCID
- leitores podem ler, fazer download, distribuir, imprimir, linkar o texto completo dos arquivos sem pedir permissão prévia aos autores e/ou editores, desde que respeitado o estabelecido na Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0).
O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção às fontes.
Cómo citar
GUAMBE, Martins Fernando; BUENO-DE-LA-FUENTE, Gema. Disponibilidade em Acesso Aberto da produção científica da África Lusófona. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, Ribeirão Preto, Brasil, v. 4, n. 2, p. 5–19, 2013. DOI: 10.11606/issn.2178-2075.v4i2p5-19. Disponível em: https://revistas.usp.br/incid/article/view/69267.. Acesso em: 27 nov. 2024.