Estudos bibliométricos sobre a produção científica da temática Tecnologias de Informação e Comunicação em bibliotecas
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v7i1p167-180Palabras clave:
Estudos bibliométricos, Lei de Lotka, Lei de Bradford, Lei de Zipf, Tecnologia de Informação e Comunicação, BibliotecasResumen
Para medir a atividade científica, tem-se utilizado os indicadores bibliográficos que se baseiam em análise estatística de dados quantitativos encontrados na produção técnica e científica. O objetivo deste estudo foi delinear um panorama da produção científica da temática Tecnologias de Informação e Comunicação em bibliotecas, de modo a identificar: os autores mais produtivos (Lei de Lotka); a evolução histórica do número de publicações e os periódicos que mais publicaram sobre a temática (Lei de Bradford); e as principais abordagens que cobrem o tema (Lei de Zipf). A metodologia seguiu quatro etapas: escolha da Web of Science como base de dados de consulta; configuração dos parâmetros das estratégias de busca e do período de cobertura; depuração dos resultados; e tratamento dos dados de pesquisa. Os resultados mostraram que os primeiros trabalhos indexados na Web of Science datam de 1988 e que, até 2014, foram produzidos 458 artigos. A produção científica se mostrou estável nos últimos anos. Os autores mais produtivos foram Gomez, Fourie e Aharony. Não se observou uma alta concentração em um grupo específico, mas sim uma ampla difusão de autores. Identificou-se que são cinco os periódicos com maior produtividade, responsáveis por um terço do total da produção científica: Electronic Library, Program Electronic Library and Information Systems, Library Hi Tech, Library Trends e Libri. As principais palavras-chave indexadas pela Web of Science foram: Academic Library, Internet, Digital Library, Information Retrieval, Librarians e Mobile Services. São abordagens muito presentes no desenvolvimento de produtos, serviços, softwares e aplicativos na sociedade atual.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Ao encaminhar textos à InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, o autor concorda com as prerrogativas do DOAJ para periódicos de acesso aberto adotadas pela revista:
- concessão à revista o direito de primeira publicação sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite acessar, imprimir, ler, distribuir, remixar, adaptar e desenvolver outros trabalhos, com reconhecimento da autoria.
- autorização para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista , como a publicação em repositorios institucionais desde que o reconhecimento da autoria e publicação inicial na InCID
- leitores podem ler, fazer download, distribuir, imprimir, linkar o texto completo dos arquivos sem pedir permissão prévia aos autores e/ou editores, desde que respeitado o estabelecido na Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0).
O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção às fontes.