Mediação da Informação em Turismo: um estudo introdutório
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v6i2p126-147Palavras-chave:
informação, turismo, mediação.Resumo
O turismo é uma atividade presente na sociedade contemporânea e que vem, de um lado, sendo popularizado como atividade de lazer acessível a uma parcela considerável da população mundial, e, de outro, gerando interesse acadêmico como objeto de estudo. Nesses contextos, o turismo possui vinculo marcante com a informação, da qual depende e com a qual interage constantemente. Ponderando essa relação, apresenta-se aqui uma reflexão acerca dessas áreas, considerando a utilização das metodologias da Ciência da Informação para a atividade turística, enfatizando os desafios e possibilidades da mediação no contexto informacional turístico. Para tanto, metodologicamente, lançou-se mão de pesquisa bibliográfica, analisando fontes secundárias acerca dos temas. Os principais resultados das relações propostas apontam para semelhanças entre as áreas de Ciência da Informação e Turismo especialmente no que diz respeito ao caráter aplicado dos estudos dessas áreas e seu surgimento e desenvolvimento marcados pela influência interdisciplinar. Além disso, percebe-se que ante à dependência que o turismo possui em relação à informação, seja por parte dos turistas que a usam para tomar a decisão de viajar, seja por parte dos estudiosos do tema, esses usuários têm acesso a uma grande quantidade de informação, de onde se deriva a importância da mediação no processo de construção do conhecimento turístico, como um elemento chave da comunicação.
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