Mediação da Informação em Turismo: um estudo introdutório

Autores

  • Juliana Medaglia Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM
  • Cristina Dotta Ortega Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (ECI/UFMG)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v6i2p126-147

Palavras-chave:

informação, turismo, mediação.

Resumo

O turismo é uma atividade presente na sociedade contemporânea e que vem, de um lado, sendo popularizado como atividade de lazer acessível a uma parcela considerável da população mundial, e, de outro, gerando interesse acadêmico como objeto de estudo. Nesses contextos, o turismo possui vinculo marcante com a informação, da qual depende e com a qual interage constantemente. Ponderando essa relação, apresenta-se aqui uma reflexão acerca dessas áreas, considerando a utilização das metodologias da Ciência da Informação para a atividade turística, enfatizando os desafios e possibilidades da mediação no contexto informacional turístico. Para tanto, metodologicamente, lançou-se mão de pesquisa bibliográfica, analisando fontes secundárias acerca dos temas. Os principais resultados das relações propostas apontam para semelhanças entre as áreas de Ciência da Informação e Turismo especialmente no que diz respeito ao caráter aplicado dos estudos dessas áreas e seu surgimento e desenvolvimento marcados pela influência interdisciplinar. Além disso, percebe-se que ante à dependência que o turismo possui em relação à informação, seja por parte dos turistas que  a usam para tomar a decisão de viajar, seja por parte dos estudiosos do tema, esses usuários têm acesso a uma grande quantidade de informação,  de onde se deriva a importância da mediação no processo de construção do conhecimento turístico, como um elemento chave da comunicação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Juliana Medaglia, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM
    Doutoranda em Ciência da Informação ECI/UFMG, Mestre em Turismo e Comunicação UMA/UFBAProfessora Adjunta do Departamento de Turismo da Universidade dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri/UFVJM.Tem experiência na área de Turismo, com ênfase em Planejamento Estratégico, Marketing de Destinos e Educação Superior em Turismo, Demanda Turística.
  • Cristina Dotta Ortega, Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (ECI/UFMG)
    Doutora em Ciência da Informação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Professora Adjunta na Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (ECI/UFMG), atuando no curso de graduação de Biblioteconomia e no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. Atividades de pesquisa e de ensino voltadas aos fundamentos de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação, e aos estudos histórico-conceituais da Organização da Informação quanto à produção de bases de dados, e quanto aos aspectos procedimentais e instrumentais da Representação Descritiva e da Representação Temática.

Downloads

Publicado

2015-10-02

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

MEDAGLIA, Juliana; ORTEGA, Cristina Dotta. Mediação da Informação em Turismo: um estudo introdutório. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, Ribeirão Preto, Brasil, v. 6, n. 2, p. 126–147, 2015. DOI: 10.11606/issn.2178-2075.v6i2p126-147. Disponível em: https://revistas.usp.br/incid/article/view/89926.. Acesso em: 21 dez. 2024.