Mídias e Religião como mediadoras da construção social em contextos de vulnerabilidade

Autores

  • Deivison Brito Universidade Metodista de São Paulo
  • Loius Marie Ndomo Edoa Universidade Metodista de São Paulo https://orcid.org/0000-0002-3474-0475
  • Raphael Leal Universidade Metodista de São Paulo

Palavras-chave:

Comunicação; Mídia; Religião; Território de Vulnerabilidade; Geografia Política

Resumo

Este artigo tem como objetivo demonstrar que os territórios de vulnerabilidade são espaços legítimos para a produção e construção de conhecimento, evidenciando o papel central da mídia e da religião nesse processo. A pesquisa baseou-se em uma revisão da literatura dos campos de comunicação, mídia, geografia política, filosofia política e religiosa, bem como na análise da produção de conhecimentos. Foram investigadas as dinâmicas vivenciadas por populações marginalizadas e a utilização dos meios de comunicação e das práticas religiosas como instrumentos para a ressignificação e o enfrentamento da exclusão social. Os resultados indicam que, ao se abrigarem na fé e ao se apropriarem dos recursos midiáticos, os sujeitos desses territórios constroem suas próprias narrativas, desafiando a visão dominante que os classifica como incapazes de gerar saber. Constatou-se que o conhecimento emerge de uma diversidade de perspectivas sem que qualquer área detenha verdades absolutas. Conclui-se que as práticas midiáticas e religiosas funcionam como mediadoras essenciais na produção de conhecimento e na promoção do reconhecimento social, contribuindo para a transformação dos territórios vulnerabilizados e ampliando o debate sobre inclusão e justiça social.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Loius Marie Ndomo Edoa, Universidade Metodista de São Paulo

    Doutorando-Visitante em Comunicação e Semiótica na Université Paris Cité - Sorbonne, França (bolsa sanduíche Capes). Doutorando em Comunicação Social no Programa de Pós-Graduação da Universidade Metodista de São Paulo (PPGCOM-Umesp) - Bolsista Capes (Taxa). Mestre em Comunicação Social pela Metodista bolsista CNPq (Integral). Professor nos cursos de graduação EAD em Jornalismo e Comunicação Digital na Universidade Metodista de São Paulo. Especialista e Consultor de Diversidade, Equidade e Inclusão nas organizações (DI). Jornalista profissional (Mtb: 94.024SP), Teólogo, Filósofo, Escritor e Pesquisador em Comunicação. Membro dos Grupos de Pesquisa em Jornalismo Humanitário e Media Interventions e Semio Humanitas da Umesp. Estuda e trabalha com os temas: Mudanças climáticas; Desastres e riscos ambientais; Inclusão de minorias; Inclusão e Diversidade; Invisibilização; Alteridade; Luta por reconhecimento; Representatividade étnica; Desastres e Mudanças Climáticas; Vulnerabilidade e Inclusão Social; Riscos e desigualdade Social; Jornalismo Humanitário e Jornalismo Inclusivo; Comunicação de Risco e Territorialidade. É também autor do livro-reportagem: Dor no Peito: O desastre de Vale em Brumadinho além do silêncio e de vários outros artigos publicados em livros, revistas e anais de congressos. Já administrou cursos de extensões na Escola do Parlamento da Câmara Municipal de Itapevi. Faz parte da equipe de comunicação que compõe a equipe técnica do projeto de desenvolvimento PNUD - Projeto de Cooperação Técnica Internacional BRA/12/017 - Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil.

  • Raphael Leal , Universidade Metodista de São Paulo

    doutorando com bolsa CAPES em Comunicação Social pela UMESP e participante do grupo de pesquisa CHECAR: Checagem, Educação, Comunicação, Algoritmos e Regulação na área de Comunicação institucional e mercadológica - orientado pelo Prof. Dr. Ivan Paganotti. Mestre em Comunicação Social pela UMESP, pós graduado em Produção para TV Interativa (UMESP) e Bacharel em Jornalismo. Atualmente, é coordenador e professor do Curso de Jornalismo da Faculdade Canção Nova lecionando as disciplinas: jornalismo online, documentário, roteiro e produção de TV, redação para TV e técnicas de locução, apresentação e entrevista. Foi Diretor e Editor chefe de Jornalismo da TV, rádio e internet - Canção Nova de 2013 a 2019. Organizou a passagem para o HD e a modernização do cenário do principal jornal da emissora. Coordenou a ampliação do Jornalismo na capital paulista com a inauguração do Jornal diário - matutino da emissora. Outras atividades: responsável pela TV Canção Nova - Brasília de 2010 a 2012. Correspondente Internacional em Israel, Palestina, Egito e Jordânia de 2005 a 2007 com reportagens especiais sobre os lugares santos, festas religiosas, coberturas políticas e o término da última intifada na região. Como repórter, participou de grandes eventos como a primeira Visita do Papa Francisco ao Equador, Paraguai e a Jornada Mundial da Juventude na cidade do Rio de Janeiro - Brasil (2013). Viagem do Papa Bento XVI ao México - 2012, Encontro Mundial da Juventude com o Papa Bento XVI em Madrid (2011) e na Austrália (2008).

Downloads

Publicado

2025-10-07

Edição

Seção

Artigos Científicos

Como Citar

Brito, D., Marie Ndomo Edoa, L., & Leal de Oliveira Sanches, R. (2025). Mídias e Religião como mediadoras da construção social em contextos de vulnerabilidade. Interfaces Da Comunicação, 3(1). https://revistas.usp.br/interfaces/article/view/237602