Entre historias y disonancias: patrimonio cultural del Museu da Pessoa

Autores/as

  • Lucas Nibbering Alves da Silva Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
  • Giovanna Mendonça Cozzetti Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
  • Luiz Alberto de Farias Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2965-7474.v2i1p27-46

Palabras clave:

Museu da Pessoa, Dissonância, Contra-hegemonia, Poder, Patrimônio Cultural

Resumen

Neste artigo, analisamos a maneira pela qual o patrimônio pode endossar perspectivas dominantes, ao mesmo tempo em que é capaz sustentar estratégias contra-hegemônicas em suas dissonâncias, imerso em uma relação dialética com a realidade social. Para isso, tomamos o Museu da Pessoa como objeto. Investigamos como a lógica do referido museu desafia não apenas a dimensão do colecionismo, como também a questão da figura do especialista e o próprio sentido de patrimônio cultural. Tendo em vista seu caráter dissonante, elaboramos acerca da situação paradoxal da instituição enquanto instância de legitimação e propositora de deslocamentos de poder no que tange ao fazer museológico.

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Publicado

2024-09-30

Número

Sección

Artigos Científicos

Cómo citar

Silva, L. N. A. da, Cozzetti, G. M., & Farias, L. A. de. (2024). Entre historias y disonancias: patrimonio cultural del Museu da Pessoa. Interfaces Da Comunicação, 2(1), 27-46. https://doi.org/10.11606/issn.2965-7474.v2i1p27-46