Do neorrealismo à comédia à italiana
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-8281.v0i39p14a22Palavras-chave:
Cinema Italiano, Neorrealismo, Comédia italiana, Commedia all'italiana, EsteriótiposResumo
O período neorrealista do cinema italiano iniciou-se no imediato pós-guerra (1945), tendo seu período de produção mais importante e intenso entre 1945 e 1948. Paralelamente, desenvolveu-se a “commedia all’italiana” que, com características próprias, possuía um poder de atração cada vez maior junto ao público italiano. Na “commedia all’italiana” dá-se continuidade aos temas neorrealistas (as diferenças sociais e a pobreza na Itália do pós-guerra, o desemprego, a questão agrária, a falta de moradia, etc.), que podiam ser abordados com menos temor da pressão da censura, já que essa tendia a manter sua atenção voltada com mais empenho para o cinema ‘sério’. O público foi atraído pela forma com que os argumentos eram tratados, menos crua e triste daquela do cinema neorrealista: pois esse tipo de cinema melhor permitia a identificação do público com histórias parecidas com as suas e com temáticas sociais que abordavam as dificuldades pelas quais todos passavam, desde que fossem tratadas de forma cômica e divertida. A “commedia all’italiana” apresenta um catálogo de estereótipos italianos em um momento em que uma nova identidade nacional estava sendo construída e sentia-se a necessidade de sair em busca de novos caminhos a serem seguidos.
Downloads
Referências
BRUNETTA, G. P. Storia del cinema italiano. Vol. 3. Dal neorealismo al miracolo economico 1945-1959. 3a ed. Roma: Editori Riuniti, 2001.
BRUNETTA, G. P. Storia del cinema italiano. Vol. 4. Dal miracolo economico agli anni novanta. 3a ed. Roma: Editori Riuniti, 2001.***
CASTELLANI, R. Dois vinténs de esperança [DVD]. Itália: Universalcine, 1951.
COMENCINI. L. Pão, amor e fantasia [DVD]. Itália: Titanus, 1953.
DE PASCALIS, I. A. Commedia nell’Italia contemporanea. Milano: Il Castoro, 2012.
DE SICA, V. Ladrões de bicicleta [DVD]. Itália: Produzioni De Sica, 1948.
DE SICA, V. Vítimas da Tormenta [DVD]. Itália: Società Cooperativa Alfa Cinematografica, 1946.
DUVIVIER, J. O pequeno mundo de Don Camilo [DVD]. Itália/ França: Rizzoli-Amato, Francinex, 1952.
D’AMICO, M. La commedia all’italiana. Il cinema comico in Italia dal 1945 al 1975. Milano: Il Saggiatore, 2008.
FABRIS, M. O neo-realismo cinematográfico italiano. São Paulo: Edusp/FAPESP, 1996.
FERRONI, G. Profilo storico della letteratura italiana. Vol. II. Milano: Einaudi Scuola, 1992.
GIACOVELLI, E. Breve storia del cinema comico in Italia. Torino: Lindau, 2002.
GIACOVELLI, E. La commedia all’italiana. La storia, i luoghi, gli autori, gli attori, i film. Roma: Gremese Editore,1995.
MONICELLI, M. A grande guerra [DVD]. Itália/ França: Dino De Laurentiis Cinematografica, Gray-Film , 1959.
MONICELLI, M. Os eternos desconhecidos. Itália: Vides Cinematografica, Lux Film, Cinecittà, 1958.
ROSSELLINI, R. Alemanha, ano Zero [DVD]. Itália/Alemanha/França: Tevere Film, Salvo D’Angelo Produzione, 1948.
ROSSELLINI, R. Paisà [DVD]. Itália: O.F.I., Rod E. Geiger, 1946.
ROSSELLINI, R. Roma, cidade aberta [DVD]. Itália: Excelsa Film, Minerva Film, 1945.
SCOLA, E. O terraço [DVD]. Itália/ França: Dean Intern, Les Film Marceau Cocinor, 1980.
VILLA, F. Il neorealismo e l’avvento del cinema moderno in Italia. In: BERTETTO, P. (Org.).Introduzione alla storia del cinema. Autori, film, correnti. Torino: UTET, 2002, p.157-176.
VISCONTI, L. A terra treme [DVD]. Itália: Universalia, 1948.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista de Italianística
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A revista retém os direitos patrimoniais dos artigos e os publica simultâneamente sob uma Licença Creative Commons-Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações.