Goliarda Sapienza, scrivere il significato della gioia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-8281.i49p21-36

Palavras-chave:

O romance inconformista, A arte de ser feliz, Polifonia, Dialogismo de Bakhtin

Resumo

Goliarda Sapienza é uma escritora italiana que não foi valorizada, mas foi  esquecida, para ser descoberta repentinamente. Iniciou a sua carreira como atriz, intérprete de papéis femininos de Pirandello, em algum momento de sua vida começou a escrever romances. Após a publicação do romance autobiográfico Lettera aperta (1967), iniciou L’arte della gioia com um longo rascunho que durou quase dez anos e foi publicado póstumo depois de uma série de rejeições editoriais. A história de Modesta suscita reações discordantes, envolvendo-nos numa leitura que pode parecer uma verdade incômoda para quem quer ignorá-la, mas é impossível pensar que a mulher vive atualmente uma ótima condição social, ou acreditar que o fascismo não foi uma ditadura da burguesia. Porém, o romance não é político, nem marxista, nem ideológico, nem feminista; a escritora conta a vida de Modesta desde a violência que sofreu quando era criança até a idade adulta, e não há ideologia feminista nisso, mas o pedido de respeito pela dignidade feminina. O objetivo da proposta é refletir sobre a escrita feminina de Goliarda.

Downloads

Biografia do Autor

  • Sandra Dugo, Università degli Studi di Roma "Tor Vergata"

    É pesquisadora formada em Letras, tem Doutorado em “Italianistica – Studi Umanistici” pela Università degli Studi di Roma “Tor Vergata”, em  Dupla Titulação com a Universidade de São Paulo USP-FFLCH em Língua, Literatura e Cultura Italianas. Publicou: Un viaggio senza fine. La fortuna critica di Luigi Pirandello in Brasile. Foi Professora Visitante de Língua, Literatura e Cultura Italianas na Universidade Estadual do Oeste do Paraná “Unioeste” (Cascavel, Brasil). Tem Graduação Italiana em Letras e Mestrado de II nível “Problemi e Autori della Letteratura e Filosofia del ’900” (Università di Roma “Tor Vergata”). Ocupa-se de intertextualidade entre a dramaturgia e o roteiro cinematográfico e tradução. Áreas de pesquisa em crítica literária e sociologia da literatura: Antonio Gramsci, Edward W. Said, Giacomo Leopardi, Gabriele D’Annunzio, Luigi Pirandello.

Referências

BARTHES, R. Frammenti di un discorso amoroso. GUIDIERI, R. (trad.). Torino: Einaudi, 1977 CAMBRIA, C. in AA. VV, La parola elettorale. Roma: Edizioni delle donne, 1976.

GALIMBERTI, U. Galimberti in dialogo con Platone sulla follia d’amore, 15 luglio 15 2019. Disponibile

in: https://www.youtube.com/watch?v=xQ9Fsue6rBw

GRAMSCI, A. Quaderni dal carcere. GERRATANA, V. (a cura di). Torino: Einaudi, 4 vol., 1977.

SAPIENZA, G. L’art de la joie. CASTAGNÉ, N. (trad.), PELLEGRINO, A. (org.). Parigi: Le Grand livre du mois, 2005.

SAPIENZA, G. Lettera aperta. Torino: Einaudi, 2015. SAPIENZA, G. L’università di Rebibbia. Torino: Einaudi, 2016. SAPIENZA, G. L’arte della gioia. Torino: Einaudi, 2017.

SAPIENZA, G. Lettere e biglietti. Milano: La nave di Teseo, 2021. SAPIENZA, G. Il filo di mezzogiorno. Milano: La nave di Teseo, 2022.

SAPIENZA, G. Scrittura dell’anima nuda. Torino: Einaudi, 2022.

SAPIENZA, G. Le certezze del dubbio. Torino: Einaudi, 2022. SAPIENZA, G. Appuntamento a Positano. Torino: Einaudi, 2022

Publicado

31-12-2024

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Dugo, S. (2024). Goliarda Sapienza, scrivere il significato della gioia. Revista De Italianística, 49, 21-36. https://doi.org/10.11606/issn.2238-8281.i49p21-36