Sobre a Revista
Foco e Escopo
A Revista de Italianística é um periódico do Programa de Pós-Graduação em Língua, Literatura e Cultura Italianas, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - Universidade de São Paulo. Com números dedicados alternadamente aos estudos linguísticos e literários, para divulgar a produção científica de pesquisadores nacionais e estrangeiros associados à área da italianística.
Fundada em 1993, a revista aceita trabalhos inéditos na forma de artigos, ensaios, traduções e resenhas, voltados para o estudo da língua, literatura, cultura italianas e áreas associadas.
Entre os temas de interesse estão: literatura italiana, crítica literária, tradução e recepção de obras italianas no Brasil e obras brasileiras na Itália, ensino e aprendizagem de italiano como segunda língua, análise e elaboração de material didático, formação de professores, a língua italiana sob diferentes perspectivas teóricas, imigração italiana no Brasil e relações culturais e artísticas entre Itália e Brasil.
Os artigos podem ser submetidos na plataforma a qualquer momento, independentemente dos editais em andamento (fluxo contínuo). Para submissão, os autores devem se cadastrar no sistema, de acordo com as Condições para submissão, e observar as indicações contidas nas seções: Revisão cega por pares e Diretrizes para autores.
Após a avaliação interna, a submissão é encaminhada para avaliação externa por avaliadores especialistas no assunto em questão. A avaliação das contribuições segue o padrão duplo-cego, preservando o anonimato tanto do autor quanto do avaliador.
Os textos podem ser escritos em italiano ou português e devem conter título, resumo e palavras-chave em três idiomas: italiano, inglês e português. Ao serem submetidos, os textos devem observar todos os itens das Diretrizes para autores.
Processo de Revisão por Pares
Todos os textos enviados para publicação serão encaminhados para avaliação dupla cega por dois pareceristas ad hoc, que avaliarão os artigos, de acordo com as diretrizes da Revista de Italianística, recomendando ou não a publicação, ou ainda sugerindo as alterações que julgarem necessárias. Caso um parecer seja favorável e o outro contrário, o artigo será encaminhado a um terceiro parecerista ad hoc. O autor se compromete a fazer as alterações necessárias dentro do prazo estipulado pelos editores. Caso contrário, não haverá garantia de publicação no número previsto.
Para garantir a avaliação cega, todas as marcas de autoria devem ser excluídas, incluindo referências a grupos de pesquisa, títulos de trabalhos acadêmicos apresentados/defendidos (comunicação, dissertação, tese, etc.), ou nomes de departamentos e/ou orientadores aos quais os autores estejam vinculados, entre outros. Quando necessário, os autores poderão indicar no texto, em substituição aos trechos retirados, a seguinte expressão: “trecho retirado para preservar a avaliação cega”.
Qualquer menção aos nomes dos autores no trabalho submetido, tanto no corpo do texto quanto nas referências, deve ser substituída pela palavra AUTOR. Caso o artigo seja aprovado, as informações serão incluídas na versão a ser publicada.
Em todos os documentos submetidos, a identificação da autoria também deve ser removida das propriedades do arquivo.
Frequência
Semestral
Política de acesso gratuito
Esta revista oferece acesso imediato e gratuito ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que a disponibilização gratuita do conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.