É POSSÍVEL UMA VISÃO HOLÍSTICA NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA?

Autores

  • Elizabeth Tunes Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.7322/jhgd.49708

Resumo

O presente trabalho traz uma reflexão sobre a abordagem holistica do desenvolvimentoda criança. Procura indicar caminhos teóricos e metodológicos para a concretização desseenfoque.Discute as várias posturas teóricas existentes no que se refere aos aspectos biológicos epsicológicos do desenvolvimento. Levanta variáveis que interferem nesse processo, como:evolução do homem, hereditariedade e contexto sócio-cultural.A autora destaca a importância da atividade como expressão cultural, na definição deperfis típicos de desenvolvimento psicológico e biológico.Destaca ainda a necessidade de se buscar definir indicadores de desenvolvimento quedêem conta de uma abordagem teórica integral.

Biografia do Autor

  • Elizabeth Tunes, Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília
    Psicóloga e professora adjunta do Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília

Referências

Carvalho AMA. O lugar do biológico na psicologia: o ponto de vista da etologia. Biotemas, 2(2), 81-92, 1989.

El’konin DB. Toward lhe problem of stages in lhe mental development of lhe child. Soviet Psychology, 225-251. Spring,1972.

Ferreira R. Bates, Darwin, Wallace ea Teoria da Evolução. Brasília/ São Paulo, Editora UnB-EDUSP, 1990.

Leontiev AN. Uma contribuição à teoria da psique infantil. In: Vygotsky LS, Luria AR, Leontiev AN. Linguagem, Desenvolvimento e Aprendizagem. São Paulo, Icone/EDUSP, 1988.

Vygotsky LS. Thought anti Language. New York, MIT Press, 1962.

Vygotsky LS. Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.

Downloads

Publicado

1992-12-09

Edição

Seção

Artigo de Opinião