Escolas promotoras de saúde
DOI:
https://doi.org/10.7322/jhgd.19872Palabras clave:
Saúde, Promoção em saúde, Educação em saúde, Escolas promotoras de saúdeResumen
O presente trabalho foi desenvolvido no município de Araquari e participaram da pesquisa 22 professores de duas escolas do município, localizadas na área de abrangência de 2 equipes da estratégia saúde da família. Teve como objetivo propor um processo de educação continuada, para que as escolas se tornem promotoras de saúde, por meio da identificação da percepção dos professores em relação aos temas: saúde, promoção e educação em saúde e a necessidade de capacitação nos mesmos temas. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados um questionário semi-estruturado com questões abertas e fechadas; análise das respostas foi feita através do método de análise temática proposta por Minayo. Foi possível observar que o conceito de saúde dos professores limita-se ao bem estar físico, assim como o de educação em saúde à transmissão informações sobre cuidados de higiene. Os professores manifestaram interesse pela capacitação de temas relacionados a doenças. Além disso, não há adoção de estratégias para o enfrentamento dos riscos encontrados no ambiente escolar, apesar do espaço físico ser identificado por eles como inadequado e principal condicionante dos acidentes no ambiente escolar. Assim sendo, as autoras consideram que há necessidade imediata de um processo de educação permanente, para que os professores possam ampliar seus conceitos de saúde e trabalhar com os princípios da Escola Promotora de Saúde, em prol da qualidade de vida de todos aqueles que convivem no ambiente escolar.Descargas
Referencias
Buss PM. Uma introdução ao conceito de promoção da saúde. In: Czeresnia D. (Org); Freitas CM,(Org). Promoção da saúde: reflexões, conceitos, tendências. Rio de Janeiro (RJ): FIOCRUZ, 2003. p. 15-49.
Buss PM. Promoção de saúde e qualidade de vida. [periódico on-line]. 2007.[acesso em 02 out 2007]. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/csc/v5n1/7087.pdf
Brasil. Ministério da Saúde. Departamento de Atenção Básica. Política nacional de atenção básica. Brasília, 2006.
Silva CS. Escola Promotora de Saúde: uma visão critica da saúde escolar. In: Sociedade Brasileira de Pediatria. Cadernos de Escolas Promotoras de Saúde. São Paulo (SP),1997. p. 14-20.
Brasil. Ministério da Saúde (BR). Secretaria de Políticas de Saúde. As Cartas da Promoção da Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2002.
Oliveira DG. O professor alfabetizador como multiplicador de saúde.[periódico on-line]. 2001. [acesso em 28 abr.2007]. Disponível em: http://www.unoesc.br/site/comunidade/comprojetos2.asp
Brasil. Ministério da Saúde (BR). Departamento de Atenção Básica. Guia prático do Programa de Saúde da Família. Rio de janeiro (RJ): Ministério da Saúde; 2001.
Gil AC. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5ª. Edição. São Paulo (SP): Atlas; 1999.
Minayo MCS. O Desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde.7ª. ed. São Paulo: Hucitec, 2000.
Brasil. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução 196 de 10 de outubro de 1996. Diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos. Brasília: 1996.
Ferraz FC, Segre M. O Conceito de Saúde. [periódico online]. 2007.[acesso em 02 out 2007]. Disponível em http://www.scielosp.org/pdf/rsp/v31n2/2249.pdf
Organización Panamericana de la Salud. Escuelas promotoras de la salud: entornos saludables y mejor salud para las geraciones futuras. Washington (DC); 1998. (OPAS- Comunicación para la salud, 13).
Liberal EF. Aires, Tschoepke R. Aires MT, Osório ACA. Escola segura. Jornal de Pediatria. 2005; 81(5): 155-163. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttex&pid=50021-75572005>.
Martins CBG. Acidentes na infância e adolescência: uma revisão bibliográfica. Rev. Brás Enferm. 2006; 59(3):344-348. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci-arttext&pid=50037-71672006>.
Iervolino SA. Escola Promotora da Saúde: um projeto de qualidade de vida. SãoPaulo; 2000. [Dissertação de Mestrado-Faculdade de Saúde Pública da USP].
Santos KF, Bógus CM. A percepção de educadores sobre a escola promotora de saúde: um estudo de caso. Rev Bras Crescimento Desenvolv Hum.2007;17(3):123-133.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
CODE OF CONDUCT FOR JOURNAL PUBLISHERS
Publishers who are Committee on Publication Ethics members and who support COPE membership for journal editors should:
- Follow this code, and encourage the editors they work with to follow the COPE Code of Conduct for Journal Edi- tors (http://publicationethics.org/files/u2/New_Code.pdf)
- Ensure the editors and journals they work with are aware of what their membership of COPE provides and en- tails
- Provide reasonable practical support to editors so that they can follow the COPE Code of Conduct for Journal Editors (http://publicationethics.org/files/u2/New_Code.pdf_)
Publishers should:
- Define the relationship between publisher, editor and other parties in a contract
- Respect privacy (for example, for research participants, for authors, for peer reviewers)
- Protect intellectual property and copyright
- Foster editorial independence
Publishers should work with journal editors to:
- Set journal policies appropriately and aim to meet those policies, particularly with respect to:
– Editorial independence
– Research ethics, including confidentiality, consent, and the special requirements for human and animal research
– Authorship
– Transparency and integrity (for example, conflicts of interest, research funding, reporting standards
– Peer review and the role of the editorial team beyond that of the journal editor
– Appeals and complaints
- Communicate journal policies (for example, to authors, readers, peer reviewers)
- Review journal policies periodically, particularly with respect to new recommendations from the COPE
- Code of Conduct for Editors and the COPE Best Practice Guidelines
- Maintain the integrity of the academic record
- Assist the parties (for example, institutions, grant funders, governing bodies) responsible for the investigation of suspected research and publication misconduct and, where possible, facilitate in the resolution of these cases
- Publish corrections, clarifications, and retractions
- Publish content on a timely basis