É possível uma visão holística no desenvolvimento da criança?

Autores/as

  • Elizabeth Tunes Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.7322/jhgd.49708

Resumen

O presente trabalho traz uma reflexão sobre a abordagem holística do desenvolvimento da criança. Procura indicar caminhos teóricos e metodológicos para a concretização desse enfoque. Discute as várias posturas teóricas existentes no que se refere aos aspectos biológicos epsicológicos do desenvolvimento. Levanta variáveis que interferem nesse processo, como: evolução do homem, hereditariedade e contexto sócio-cultural. A autora destaca a importância da atividade como expressão cultural, na definição de perfis típicos de desenvolvimento psicológico e biológico. Destaca ainda a necessidade de se buscar definir indicadores de desenvolvimento que dêem conta de uma abordagem teórica integral.

Biografía del autor/a

  • Elizabeth Tunes, Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília
    Psicóloga e professora adjunta do Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília

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Publicado

1992-12-09

Número

Sección

Artículo de Opinión