A internet como fonte informacional para o SIM: os processos de captação e as formas de avaliação

Autores

  • Edson Crescitelli Universidade de São Paulo; Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
  • Érica Custódia de Oliveira Universidade de São Paulo; Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
  • Iná Futino Barreto Universidade de São Paulo; Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade

DOI:

https://doi.org/10.4301/S1807-17752006000300006

Palavras-chave:

Sistemas de Informação de Marketing, Fontes de dados, Informações, Internet, Confiabilidade

Resumo

Este artigo se propõe a discutir a utilização e as formas de avaliação da internet como fonte informacional devido à agilidade que esse meio vem proporcionando ao Sistema de Informação de Marketing (SIM), a qual, entretanto, é também acompanhada por fragilidade quanto à confiabilidade das informações disponíveis. O estudo constitui-se em uma pesquisa exploratória, a qual inclui revisão bibliográfica e estudos de casos múltiplos, e apresenta como objetivo entender como a internet é utilizada nos processos de definição e avaliação das fontes de dados em uma empresa, do ponto de vista do usuário. Os resultados obtidos indicam que a internet é de fato uma importante fonte de informação, mas que há pouca sistematização na coleta das informações e que a avaliação das fontes é baseada somente no conhecimento individual e prático dos usuários.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2006-01-01

Edição

Seção

nd1645806497

Como Citar

A internet como fonte informacional para o SIM: os processos de captação e as formas de avaliação . (2006). Journal of Information Systems and Technology Management, 3(3), 347-369. https://doi.org/10.4301/S1807-17752006000300006