Arquitetura empresarial: um conceito de interface entre a economia e a administração da firma

Autores

  • José Carlos Cavalcanti Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.4301/S1807-17752009000300008

Palavras-chave:

Classificação JEL, L22- Organização da firma e estrutura de mercado, L23- Organização da produção, L25- Performance da firma^i1^stamanho, diversificação e esc, L86- Serviços de informação e Internet, M15- Gestão de TI, O32- Gestão de inovação tecnológica e de P&D, JEL Classification, L22- Firm organization and market structure, L23- Organization of production, L25- Firm performance^i2^ssize, diversification and sc, L86- Information and Internet services, Computer software, M15- IT management, O32- Management of technological innovation and R&D

Resumo

Este trabalho tem como objetivo discutir um tema que intenciona ser uma interface entre a economia e a administração da firma: a Arquitetura Empresarial. Este conceito é aqui visto como o mais apropriado conceito para se entender o impacto dos conteúdos de informação, dos sistemas de informação, e das tecnologias de informação e comunicação - TICs nas escolhas tecnológicas e organizacionais internas da firma. Para defender este argumento, ele se vale de três passos principais. Inicialmente é feita uma breve revisão das principais teorias (econômicas e administrativas) da firma, apontando suas contribuições e limitações e convergências mais evidentes. Em seguida, apóia-se no conceito da firma como um "information engine" (engenho de informação) e num conceito, apropriado da Ciência e da Engenharia da Computação, o de Arquitetura Empresarial, para apontar que estes conceitos trazem importantes contribuições para uma interpretação mais aderente com o que é (ou como se estrutura) a firma nos dias atuais, onde ela praticamente não pode existir sem que utilize as modernas ferramentas de informação exigidas no mundo contemporâneo. Por último, apresenta-se uma metodologia inovadora que, em analogia com o paradigma da Estrutura-Conduta-Desempenho (que é tradicionalmente utilizado nas análises empíricas de mercado), identifica a firma em três abordagens linearmente conectadas: sua arquitetura, sua governança, e sua estratégia de crescimento.

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Publicado

2009-01-01

Edição

Seção

nd335265630

Como Citar

Arquitetura empresarial: um conceito de interface entre a economia e a administração da firma . (2009). Journal of Information Systems and Technology Management, 6(3), 525-550. https://doi.org/10.4301/S1807-17752009000300008