Modelagem dos processos de negócio e especificação de um sistema de controle da produção na indústria de auto-adesivos

Autores

  • Marcos Ricardo Rosa Georges Pontifícia Universidade Católica de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.4301/S1807-17752010000300008

Palavras-chave:

modelagem de processos de negócio, sistemas de informação, planejamento e controle da produção, gerenciamento do processo de negócio, produção de auto-adesivo

Resumo

Este artigo apresenta o desenvolvimento de um sistema de informação para o controle da produção em uma indústria de auto-adesivos. A opção em desenvolver o próprio sistema de informação justifica-se na grande especificidade do sistema de produção e na tentativa frustrada em adotar sistemas ERP disponíveis no mercado. O desenvolvimento deste sistema de informação foi feito a partir da modelagem de todos os processos de negócios envolvidos na produção, reconhecendo todos os dados, processos e pessoas envolvidas e, em especial, o fluxo de informação e decisão na produção. Este conjunto de informações levantadas na modelagem dos processos de negócios possibilitou a especificação da estrutura de dados contidos em todos os formulários de apontamentos no chão de fábrica, bem como a definição das telas de acesso e de todos os relatórios e manipulações dos dados exigidas na produção. Utilizando sistemas de banco de dados, planilhas eletrônicas e alguns microcomputadores interligados em rede, foi implantado no chão de fábrica um sistema de controle da produção seis meses após o inicio do desenvolvimento. Detalhes dos processos de negócios modelados, da estrutura dos dados e dos fluxos são apresentados neste artigo, e comentários sobre os resultados obtidos completam o trabalho.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2010-01-01

Edição

Seção

nd1682046891

Como Citar

Modelagem dos processos de negócio e especificação de um sistema de controle da produção na indústria de auto-adesivos . (2010). Journal of Information Systems and Technology Management, 7(3), 639-668. https://doi.org/10.4301/S1807-17752010000300008