As entidades de P&D e os sistemas de acompanhamento estratégico: uma análise das metodologias utilizadas

Autores

  • Ricardo Lopes Cardoso Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Octavio Ribeiro de Mendonça Neto Universidade Presbiteriana Mackenzie

DOI:

https://doi.org/10.4301/S1807-17752010000100006

Palavras-chave:

Indicadores, sistema de avaliação, desempenho estratégico, contabilidade e Balanced Scorecard

Resumo

Este trabalho tem como principais objetivos: avaliar o sistema de avaliação de desempenho estratégico utilizado pelas entidades de pesquisa; estudar quais as metodologias de análise de desempenho estratégico são mais utilizadas; saber como são realizadas as integrações entre o sistema de mensuração de desempenho e os objetivos estratégicos. A amostra é constituída por seis entidades de pesquisa da região de Campinas - São Paulo e o referencial teórico utilizado são os sistemas de medição de desempenho estratégico com destaque para o Tableau de Bord, o modelo de Sink e Tuttle e o Balanced Scorecard de Kaplan e Norton. Os resultados obtidos foram objeto de uma análise qualitativa o que permitiu as seguintes considerações: as entidades de pesquisa, em sua maioria, medem e acompanham seus resultados mediante sistemas de monitoração estratégica, com a utilização principalmente de dimensões de cunho qualitativo: pesquisa, desenvolvimento e inovação, satisfação dos clientes - usuários e qualidade de processos e serviços. Dentro dos modelos utilizados pelas entidades, predominam os específicos, os quais, para metade da amostra, estão conceitualmente vinculados aos conteúdos do Balanced Scorecard. A grande carência constatada nesta pesquisa refere-se à falta de integração entre os planos estratégicos e os indicadores de desempenho e entre estes últimos e a organização como um todo.

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Publicado

2010-01-01

Edição

Seção

nd951416996

Como Citar

As entidades de P&D e os sistemas de acompanhamento estratégico: uma análise das metodologias utilizadas . (2010). Journal of Information Systems and Technology Management, 7(1), 121-140. https://doi.org/10.4301/S1807-17752010000100006