Teorias, tecnologia e seu uso na compreensão do cérebro humano
DOI:
https://doi.org/10.11606/khronos.v0i2.126102Palavras-chave:
brain, localizationism, holism, monism, dualism, neural networks, neuroscience, plasticityResumo
Sob esse título são abordados, historicamente, alguns conceitos, ideias, ações e técnicas que influenciaram nosso atual conhecimento sobre o cérebro, de forma a identificar aqueles que possam abranger as questões: Coração versus Cérebro; Cérebro versus Mente e Cérebro: monismo e dualismo, entre outras. Em revisita à história da ciência, se busca entender a importância atribuída à cabeça, coração e cérebro quanto à sua relevância para manter a vida, pensar, sentir, agir e reagir. Qual o significado dos furos no crânio de fósseis de hominídeos? Como as civilizações antigas do velho e novo mundo concebiam a razão e emoções? Teria a Idade Média afetado o desenvolvimento da ciência no Oriente como o fez no Ocidente? Nesse percurso, ainda se procura identificar como algumas concepções das funções cerebrais evoluíram. Qual delas resistiu ao tempo? São, também, incluídos alguns personagens, conceitos e tecnologias relevantes à compreensão atual, do cérebro e do sistema nervoso. O texto objetiva uma abordagem ampla, dirigida principalmente a quem deseja se introduzir no tema, coloca indagações sem a pretensão de cobrir todo o assunto, mas sim identificar e estimular pesquisas nessa instigante área que é a Neurociencia.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution na modalidade "Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional" (CC BY-NC 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Qualquer dúvida ou reclamação sobre direitos autorais devem ser direcionadas ao Conselho Editorial o qual apreciará e se manifestará conforme as diretrizes do Committee on Publications Ethics (COPE).