A disciplina Gravitação no Curso de Licenciatura em Física da USP: objetivos e fundamentos de uma proposta guiada pela história e filosofia da ciência
DOI:
https://doi.org/10.11606/khronos.v0i4.134222Palavras-chave:
formação de professores, currículo, GravitaçãoResumo
Atualmente podemos dizer que há um reconhecimento da importância da presença de elementos da história e da filosofia da ciência na sala de aula por inúmeras pesquisas, currículos, diretrizes nacionais e internacionais para o ensino de ciências mundial. Entretanto, uma das dificuldades em levar tais elementos para a sala de aula, recai na formação específica do professor para lidar com os conteúdos científicos e também aspectos da história e da filosofia da ciência inerente aos episódios abordados. Dessa forma, apresentamos neste artigo os fundamentos, objetivos e pressupostos da disciplina Gravitação, regularmente oferecida no 2º semestre da Licenciatura em Física da USP. Tal disciplina busca introduzir conceitos de Física através do desenvolvimento histórico e filosófico das teorias da Gravitação, partindo desde os gregos até as teorias gravitacionais do século XX. Ao apresentar alguns resultados gerais de três momentos da implementação dessa proposta, buscamos analisar alguns caminhos percorridos pelos docentes que a implementaram, olhando como esta disciplina manteve sua proposta original e quais seus papeis no início da formação de professores e Física.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution na modalidade "Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional" (CC BY-NC 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Qualquer dúvida ou reclamação sobre direitos autorais devem ser direcionadas ao Conselho Editorial o qual apreciará e se manifestará conforme as diretrizes do Committee on Publications Ethics (COPE).