Auto-organização na aprendizagem de conceito científico em espaço organizado na perspectiva da História da Ciência
DOI:
https://doi.org/10.11606/khronos.v0i4.137848Palavras-chave:
interação dialógica, aprendizagem, história da ciência, auto-organização, exposição de ciênciasResumo
Definimos e realizamos entrevistas pedagógicas com alunos da 7a e 8a série do ensino fundamental de escolas da rede pública que acabavam de visitar uma exposição científica onde eram expostos às teorias clássicas da física. Analisamos, através de registro em vídeo, a dinâmica das interações desenvolvidas durante a entrevista, aluno-aluno, aluno-grupo, aluno-entrevistador, aluno-exposição, em termos das expressões de linguagem e das correlações estabelecidas na direção de configurações científicas de significado. Chamamos dialógicas potenciais, de forma genérica, às interações em que há regulação da postura dos alunos na direção da aprendizagem, e de dialógicas efetivas às interações em que são desenvolvidas correlações que levam, através da permanência de significado, a configurações de aprendizado. Essa distinção surgiu na análise de duas situações que revelaram processos reguladores na interação, mas não com resultado final semelhantes: na primeira emergiu situação de aprendizagem enquanto que na outra não foi obtida nenhuma organização científica de significado. Os dados são analisados em termos de processos de auto-organização de sistemas dinâmicos aplicados à aprendizagem. A interação dialógica efetiva onde se desenvolveu a configuração de aprendizado do conceito científico de energia ocorreu num espaço de exposição científica organizado com coerência cognitiva onde a perspectiva histórica da construção dos conceitos científicos foi levada em conta. Concluímos que esse tipo de entrevista pode se constituir em instrumento eficiente para propostas e avaliação de metodologias, em sala de aula e em exposições científicas, que visem a aprendizagem conceitual.
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