Um enlace entre ciência e literatura: o Somnium de Johannes Kepler
DOI:
https://doi.org/10.11606/khronos.v0i9.171495Palabras clave:
Ficção científica, Ciência e literatura, Johannes Kepler, SomniumResumen
No início da idade moderna, novas concepções astronômicas e físicas fomentaram ideias relativas a outros mundos e vida extraterrestre, de modo que forneceram um território inédito para a imaginação científica e literária, a saber, o novo mundo na Lua. Em vista disso, empregamos a obra Somnium, de Johannes Kepler, como vestígio e indício, com a finalidade de examinar a ligação existente entre ciência e literatura no princípio da modernidade. Procuramos destacar como as ideias relativas à pluralidade e habitabilidade dos mundos e à possibilidade de viagens lunares e cósmicas são exploradas nesse contato íntimo entre ciência e literatura. Nosso objetivo é identificar as persistências e metamorfoses dos resquícios na obra de Kepler e, com isso, delinear as linhas primevas de um novo gênero literário, isto é, a ficção científica. Ao propor um exercício de hermenêutica histórica sobre o Somnium, pretendemos levar em conta, pelo menos em parte, as transmissões e recepções do tema enquanto trajetória de uma ideia no tempo.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution na modalidade "Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional" (CC BY-NC 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Qualquer dúvida ou reclamação sobre direitos autorais devem ser direcionadas ao Conselho Editorial o qual apreciará e se manifestará conforme as diretrizes do Committee on Publications Ethics (COPE).