Computadores, matemática e significado
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2447-2158.i13p157-166Palavras-chave:
Computador, Aprendizagem não formal da matemática, Pedagogia, Pensamento Filosófico, EpistemologiaResumo
Através do computador é possível aceder graficamente a realidades matemáticas de outra forma inacessíveis. Sugere-se que a aplicação de uma didáctica significativa, no âmbito da matemática experimental, permite aos estudantes reflectir sobre questões fundamentais da realidade. Sugere-se que o resultado dessa aprendizagem não formal da matemática permite a construção de referências extensíveis à vida quotidiana, promovendo a maturidade intelectual e o desenvolvimento da personalidade durante a adolescência.
Downloads
Referências
Mandelbrot, Benoit B. The Fractal Geometry of Nature. W.H.Freeman & Co Ltd, 1982.
Croca, J., & Araújo, E. F. (2010). A New Vision on Physis, Eurhythmy, Emergence and Nonlinearity (Center for Philosophy of Science, University of Lisbon.). Center for Philosophy of Science, University of Lisbon.
3D Grapher - plots animated 2D and 3D graphs of equations and tables». Acedido 2 de Novembro de 2014. http://www.romanlab.com/3dg/.
A.I.Studio Software Informer: Latest A.I.Studio software updates and reviews: Fractal Snowflake Generator, WatzNew, S...» Acedido 2 de Novembro de 2014. http://a-i-studio.software.informer.com/.
Bailey, D. H., Borwein, J., Calkin, N., Luke, R., Girgensohn, R., & Moll, V. (2007). Experimental Mathematics in Action. Wellesley, Mass: A K Peters/CRC Press.
Borwein, J., & Devlin, K. (2008). The Computer as Crucible: An Introduction to Experimental Mathematics. Wellesley, Mass: A K Peters/CRC Press.
Maletsky, E., Perciante, T., Yunker, L., Peitgen, H.-O., Jürgens, H., & Saupe, D. (1991). Fractals for the Classroom: Part One: Introduction to Fractals and Chaos (1st ed. 1992. Corr. 2nd printing edition.). New York u.a.: Springer.
Sjostrand, D. (1994). Mathematics With Excel. Lund; Bromley: Non Basic Stock Line.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Paulo Castro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution na modalidade "Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional" (CC BY-NC 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Qualquer dúvida ou reclamação sobre direitos autorais devem ser direcionadas ao Conselho Editorial o qual apreciará e se manifestará conforme as diretrizes do Committee on Publications Ethics (COPE).