Prefácio à tradução francesa de Siris, de 1745
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2447-2158.i14p65-75Palavras-chave:
George Berkeley, Siris, David-Renaud BoullierResumo
A tradução aqui apresentada consiste no Prefácio à tradução francesa de Siris, obra de George Berkeley publicada em inglês em 1744 e traduzida para o francês em 1745 por David-Renaud Boullier. Neste prefácio a Siris, publicada em francês com o título Recherches sur les vertus de l’eau de goudron, où l’on a joint des réflexions philosophiques sur divers autres sujets, além de oferecer um bom resumo da obra, Boullier explica a filosofia imaterialista de Berkeley e a apresenta favoravelmente como um antídoto interessante para as concepções materialistas.
Downloads
Referências
BERKELEY, George. Recherches sur les vertus de l’eau de goudron, où l’on a joint des réflexions philosophiques sur divers autres sujets. Trad. David-Renaud Boullier. Amsterdam, 1745. [Disponível em https://archive.org ]
BERKELEY, George. Alciphron/Siris. Tradução, apresentação e notas de Jaimir Conte. São Paulo: Editora da UNESP, 2022.
POPKIN, Richard H. “David-Renaud Boullier et l’évêque Berkeley”. In: Revue Philosophique de la France et de l'Étranger, 148 (1958), pp. 364-370.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Jaimir Conte
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution na modalidade "Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional" (CC BY-NC 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Qualquer dúvida ou reclamação sobre direitos autorais devem ser direcionadas ao Conselho Editorial o qual apreciará e se manifestará conforme as diretrizes do Committee on Publications Ethics (COPE).