As “Officinas de Optica e de Instrumentos Scientificos” de José Hermida Pazos e o Telescópio Equatorial do Observatório do Valongo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2447-2158.i15p52-83

Palavras-chave:

Observatório da Escola Politécnica, Observatório do Valongo, Telescópio “Pazos”, José Hermida Pazos, José Maria dos Reis

Resumo

O Observatório do Valongo possui em seu acervo um telescópio de valor histórico, instalado em seu campus: um pequeno refrator com 11,5 cm de abertura, chamado de telescópio “Pazos”, que se acredita feito em 1880 e cuja construção é atribuída às “Oficinas” de José Hermida Pazos.  Ele seria o primeiro e único telescópio de montagem equatorial com mecanismo de acompanhamento feito no Brasil no século XIX. O artigo visa a contribuir para a preservação da memória institucional e apresenta os resultados da investigação feita para responder às questões sobre o telescópio: quem comprou, quando e por quê; e se as “Oficinas” de José Hermida Pazos foram realmente responsáveis pela sua construção.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • José Adolfo Snajdauf de Campos, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Observatório do Valongo

    É graduado em Astronomia (astrônomo), pelo Departamento de Astronomia, do Instituto de Geociências, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1971); Mestre em Informática aplicada à Educação, Núcleo de Computação Eletrônica, Instituto de Matemática, UFRJ (2004) e Doutor em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia da Ciência, HCTE, UFRJ (2012). Entrou como professor do Departamento de Astronomia, do IGEO/UFRJ em 1972, tendo se aposentado em 2018. Atualmente é pesquisador colaborador do Observatório do Valongo/UFRJ. Inicialmente, trabalhou na área de Fotometria Fotoelétrica de Estrelas Variáveis e Asteroides, onde publicou alguns trabalhos. A partir de 2002 passou a atuar na área de Educação em Astronomia usando métodos inovadores para incentivar os alunos de ensino básico ao estudo das ciências. Fez parte de vários programas de extensão desenvolvidos pelo OV para interagir com a comunidade e as escolas públicas. Depois de 2008 voltou-se para a área de História da Astronomia no Brasil, com foco especial na história do OV.  Sua produção acadêmica mais significativa pode ser vista em Researchgate.net.

Referências

ARAUJO, Jorge Fernando Silva de. A história das máquinas e das técnicas para a fabrica-ção de lentes no Brasil. Tese (Doutorado em História das Ciências) – Programa de Pós-Graduação em História das Ciências, das Técnicas e Epistemologia (HCTE), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, 2012. Disponível em: http://www.hcte.ufrj.br/docs/teses/2012/jorge_fernando_silva_de_araujo.pdf. Acesso em 21 abr. 2022.

CAMPOS, J.A.S. de. Engenheiros e Astrônomos: O Ensino de Astronomia aplicada e a prá-tica de Astronomia observacional na Escola Politécnica / Escola Nacional de Engenharia do Rio de Janeiro (1874 – 1965). Tese (Doutorado em História das Ciências) – História da Ci-ência, das Técnicas e Epistemologia (HCTE), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, 2012. Disponível em: http://objdig.ufrj.br/10/teses/790826.pdf.

CAMPOS, J.A.S. de. A Propaganda é a Alma do Negócio: As “Officinas de Optica e de Ins-trumentos Scientificos” no Almanaque Laemmert. In: SCIENTIARUM HISTORIA II, 2009, Rio de Janeiro. Livro de Anais do Scientiarum História II, Encontro Luso-Brasileiro de His-tória da Ciência, UFRJ, Rio de Janeiro, pg. 417-422, 2009. Disponível em: http://www.hcte.ufrj.br/downloads/sh/sh2/Scientiarum.html.

CRULS, Luiz. Observations des Passages de Vénus en 1882. Annales de l'Observatoire Impe-rial de Rio de Janeiro, tomo 3, pg. 73, 1887. Disponível em: http://docvirt.com/docreader.net/DocReader.aspx?bib=obnacional&pagfis=5. Acesso em: 25 jul. 2009.

Downloads

Publicado

2023-08-14

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Campos, J. A. S. de. (2023). As “Officinas de Optica e de Instrumentos Scientificos” de José Hermida Pazos e o Telescópio Equatorial do Observatório do Valongo. Khronos, 15, 52-83. https://doi.org/10.11606/issn.2447-2158.i15p52-83