Da marginalização à destruição da pesquisa ambiental
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2447-2158.i16p138-144Palavras-chave:
Meio-ambiente, Pesquisa científica, São PauloResumo
A recente extinção de três importantes institutos de pesquisa científica do Estado de São Paulo representa o ápice de um processo de desestruturação que, ao longo de praticamente vinte anos, revela que critérios de excelência foram ignorados para atender arranjos políticos, conforme o histórico apresentado pela obra resenhada a seguir. Os impactos negativos dessas transformações testemunham o desconhecimento de tradições científicas fundadoras do desenvolvimento econômico do Estado, com reflexos em todo o país.
Downloads
Referências
SOUZA, Felipe A. Z.; LUTGENS, Helena D.; DE PAULA, Cláudia C. R.; OLIVEIRA, Rosângela C. R.; GIUDICE-NETO, João; ARZOLLA, Frederico A. R. P. Diagnóstico da desestruturação da pesquisa científica ambiental e do Sistema de Áreas Protegidas no Estado de São Paulo, Brasil. Campinas: Pontes/APqC, 2023, 130 p.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Gildo Magalhães
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution na modalidade "Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional" (CC BY-NC 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Qualquer dúvida ou reclamação sobre direitos autorais devem ser direcionadas ao Conselho Editorial o qual apreciará e se manifestará conforme as diretrizes do Committee on Publications Ethics (COPE).