A História da Ciência com o uso de Textos de Divulgação Científica: uma revisão
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2447-2158.i19p30-42Palabras clave:
Divulgação Científica, Conhecimento Científico, Ensino de CiênciasResumen
Neste artigo temos como temas principais a História da Ciência e a Divulgação Científica. O objetivo consistiu em identificar se as pesquisas da área do Ensino de Ciências têm utilizado como recurso os Textos de Divulgação Científica (TDC) para contemplar os aspectos da História da Ciência. Para tanto, por meio de uma revisão bibliográfica, buscamos em três revistas brasileiras que tratam sobre a História da Ciência produções com os descritores “Textos de Divulgação Científica”. Foram selecionados três artigos para análise, de modo que chegamos à conclusão de que ainda são poucas as pesquisas que abordam as temáticas mencionadas, porém os textos analisados convergem na ideia de que os TDC, principalmente quando ancorados na História da Ciência desempenham um papel importante na formação de estudantes que compreendam os avanços científicos como processos constituintes da capacidade humana de criação em contextos sociais, culturais e historicamente situados.
Descargas
Referencias
CORTINA, Arnaldo. Textos de divulgação científica: análise de duas reportagens sobre agrotóxicos. Alfa: Revista de Linguística (São José do Rio Preto), v. 64, p. e11949, 2020.
COUTO, Rita CCM. Neurociência (s): a divulgação científica entre a utopia e a distopia. Khronos, n. 2, p. 71-85, 2016.
DE ABREU FERREIRA, Luciana Nobre; QUEIROZ, Salete Linhares. Textos de divulgação científica no ensino de ciências: uma revisão. Alexandria: revista de educação em ciência e tecnologia, v. 5, n. 1, p. 3-31, 2012.
DE OLIVEIRA, Filipe Silva; WARTHA, Edson José. Características Enunciativas Presentes em Textos Históricos de Divulgação Científica e Possíveis Contribuições ao Ensino. História da Ciência e Ensino: construindo interfaces, v. 21, p. 103-123, 2020.
DOS REIS, João BA; SILVA, Fernando Rodrigues; VIEIRA, Wellington Silva. O Efeito Faraday e a matéria. História da Ciência e Ensino: construindo interfaces, v. 17, p. 50-66, 2018.
MARTINS, Roberto de Andrade. Introdução. A história das ciências e seus usos na educação. Pp. xxi-xxxiv, in: SILVA, Cibelle Celestino (ed.). Estudos de história e filosofia das ciências: subsídios para aplicação no ensino. São Paulo: Livraria da Física, 2006.
MATTEWS, M. R. História, filosofia e ensino de ciências: a tendência atual de reaproximação. Caderno Catarinense de Ensino de Física, Florianópolis, v. 12, n. 3, p. 164-214, 1995.
ZAMBONI, Lilian Márcia Simões. Heterogeneidade e subjetividade no discurso da divulgação científica. 1997. Tese de Doutorado.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Thaís Paz Callegaro, Dr. Judite Scherer Wenzel

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution na modalidade "Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional" (CC BY-NC 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Qualquer dúvida ou reclamação sobre direitos autorais devem ser direcionadas ao Conselho Editorial o qual apreciará e se manifestará conforme as diretrizes do Committee on Publications Ethics (COPE).



