A organização e o ensino de História da Ciência nos cursos de graduação do Instituto Federal de São Paulo (IFSP): estrutura, desafios e percepção
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2447-2158.i19p1-29Palavras-chave:
Ensino de história da ciência, Instituto Federal de São Paulo, Formação Docente, Políticas InstitucionaisResumo
O artigo tem como objetivo analisar a organização e o ensino de História da Ciência nos cursos de graduação do Instituto Federal de São Paulo (IFSP). A pesquisa baseia-se na análise documental das normativas institucionais relacionadas às disciplinas da área, no levantamento de dados sobre o quadro docente responsável por ministrá-las e na aplicação de um questionário para compreender a percepção dos professores sobre a área. Os resultados indicam que, embora metade dos cursos superiores da instituição contemplassem alguma disciplina relacionada à história da ciência, sua consolidação ainda enfrentava desafios, como a ausência de critérios padronizados para atribuição dos professores e a baixa valorização percebida por parte dos docentes e alunos.
Downloads
Referências
ALFONSO-GOLDFARB, A. M.; GOLDFARB, J. L. Programa de estudos pós-graduados em História da ciência PUC-SP. In: ANDRADE, A. M. R. DE (Ed.). . Ciência em perspectiva: estados, ensaios e debates. Rio de Janeiro: MAST/SBHC, 2003.
ALVIM, M. H.; ZANOTELO, M. História das ciências e educação científica em uma perspectiva discursiva: contribuições para a formação cidadã e reflexiva. Revista Brasileira de História da Ciência, v. 7, n. 2, p. 349–359, 2014.
APPLE, M. Ideologia e currículo. São Paulo: Brasiliense, 1982.
BRUSH, S. G. Should the History of Science Be Rated X? Science, v. 183, n. 4130, p. 1164–1172, 22 mar. 1974.
CAMPOS, D. F. A História da Ciência nas licenciaturas em Ciências da Natureza no Instituto Federal de Goiás. Dissertação de Mestrado—Campinas: Unicamp, 2016.
COHEN, I. B. The Isis Crises and the Coming of Age of the History of Science Society: With Notes on the Early Days of the Harvard Program in History of Science. Isis, v. 90, p. 28–42, 1999.
DANTES, M. A. Formação em história da ciência no Departamento de História: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. In: ANDRADE, A. M. R. DE (Ed.). . Ciência em perspectiva: estados, ensaios e debates. Rio de Janeiro: MAST/SBHC, 2003.
FIGUEIRÔA, S. História das ciências e ensino de (geo) ciências: relatos de algumas experiências. In: ANDRADE, A. M. R. DE (Ed.). . Ciência em perspectiva: estados, ensaios e debates. Rio de Janeiro: MAST/SBHC, 2003.
FORATO, T. C. DE M.; PIETROCOLA, M.; MARTINS, R. D. A. Historiografia e natureza da Ciência em sala de aula. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 28, n. 1, p. 27–59, jul. 2011.
FORATO, T.; GUERRA, A.; BRAGA, M. Historiadores das ciências e educadores: frutíferas parcerias para um ensino de ciências reflexivo e crítico. Revista Brasileira de História da Ciência, v. 7, n. 2, p. 137–141, 2014.
FREIRE, O. Programa de pós-graduação em ensino, filosofia e história das ciências. In: ANDRADE, A. M. R. DE (Ed.). . Ciência em perspectiva: estados, ensaios e debates. Rio de Janeiro: MAST/SBHC, 2003.
FREIRE, O.; TENÓRIO, R. M. A graduate programme in history, philosophy and science teaching in Brazil. Science and Education, v. 10, n. 6, p. 601–608, 2001.
GAMA, R. O ensino de História da Técnica na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Quipu, v. 1, n. 2, p. 205–222, 1984.
GARCIA, J. C.; OLIVEIRA, J. C. DE; MOTOYAMA, S. O desenvolvimento da História da Ciência no Brasil. In: MOTOYAMA, S.; FERRIA, M. G. (Eds.). . História das Ciências no Brasil (volume 2). São Paulo: Edusp, 1980.
GAVROGLU, K. O Passado das Ciências como História. Porto: Porto Editoral, 2007.
IBAÑEZ, N. Sobre a História da Ciência na USP - Entrevista com Shozo Motoyama. Cadernos de História da Ciência, v. 6, n. 1, p. 213–243, 30 jun. 2010.
MAGALHÃES, G. Por uma dialética das controvérsias: o fim do modelo positivista na história das ciências. Estudos Avançados, v. 32, n. 94, p. 345–361, dez. 2018.
MATTHEWS, M. R. História, filosofia e ensino das ciências: a tendência atual de reaproximação. Cad. Cat. Ens. Fís., v. 12, n. 3, p. 164–214, 1995.
MOTOYAMA, S. História da ciência no Brasil. Apontamentos para uma análise crítica. Quipu, v. 5, n. 2, p. 167–189, 1988.
MOTOYAMA, S.; DANTES, M. A.; FLORSHEIM, G. História da Ciência e o seu ensino na Universidade de São Paulo. Quipu, v. 1, n. 2, p. 245–251, 1984.
MOURA, B. A.; SILVA, C. C. Abordagem multicontextual da história da ciência: uma proposta para o ensino de conteúdos históricos na formação de professores. Revista Brasileira de História da Ciência, v. 7, n. 2, p. 336–348, 2014.
ROSA, K.; MARTINS, M. C. A inserção de História e Filosofia da Ciência no currículo de licenciatura em Física da Universidade Federal da Bahia: uma visão de professores universitários. Investigações em Ensino de Ciências, v. 12, n. 3, p. 321–337, 2007.
ROSA, K.; MARTINS, M. C. Approaches and methodologies for a course on history and epistemology of physics: Analyzing the experience of a Brazilian University. Science and Education, v. 18, n. 1, p. 149–155, 2009.
SACRISTÁN, J. G. O currículo: uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre: ArtMed, 2000.
SGARBI, A. D. História da Ciência e da Tecnologia na formação de professores de ciência: indícios de uma inovaçao educacional. Anais do 13o Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia, v. 1, 2012.
SILVA, C. C. Estudos de história e filosofia das ciências: subsídios para aplicação no ensino. São Paulo: Editora da Livraria da Física, 2006.
SILVA, M. R. B. DA. La escritura de la Historia de la Ciencia en América Latina y sus debates. Revista de Historia Iberoamericana, v. 9, n. 1, p. 67–89, 2016a.
SILVA, M. R. B. DA. The History of Science in Latin America in its own terms. Revista Portuguesa de História, v. 51, p. 243–264, 22 jul. 2020.
SILVA, T. T. DA. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2016b.
SOUZA, A. C. R. DE. A História e Filosofia da Ciência no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas. Anais do 13o Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia, v. 1, 2012.
WHITAKER, M. A. B. History and quasi-history in physics education - Part 1. Physics Education, v. 14, n. 4, p. 239–242, 1979.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Bernardo Soares Pereira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution na modalidade "Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional" (CC BY-NC 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Qualquer dúvida ou reclamação sobre direitos autorais devem ser direcionadas ao Conselho Editorial o qual apreciará e se manifestará conforme as diretrizes do Committee on Publications Ethics (COPE).



