Veredas da História e Memória da eletrificação na Amazônia: entrevista com Rosa Aires e Zilma Carvalho
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2447-2158.i19p208-219Palavras-chave:
Eletrificação, Amazônia, Entrevista, MemóriaResumo
A proposta deste trabalho é contribuir para a memória do setor energético brasileiro, especificamente a trajetória da eletrificação na região Norte do Brasil, que representa uma parte valiosa da nossa história, ainda permeada em capítulos a serem explorados e aprofundados. Dentre estas veredas encontra-se a construção da primeira Hidrelétrica da Amazônia, Itaperucu, idealizada por Newton Carvalho, ainda na década de 1930. Projeto realizado durante as transformações do setor energético no Estado Novo, localizada na cidade de Carolina, Estado do Maranhão, sua construção contribuir para compreensão do processo de eletrificação na primeira metade do século XX, aquisição de peças/transferência tecnológica no período entreguerras e expansão energética na porção Norte do país. Para tanto se realizou entrevista com as filhas de Newton Carvalho, Rosa Aires e Zilma Carvalho, em abril de 2025, que compartilham documentos e memórias deste processo, em um momento em que estão em vias de publicação de um livro sobre o tema.
Downloads
Referências
CARVALHO, ROSA A. e Zilma. Entrevista. 24 de abril de 2025.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Andrey Martin

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution na modalidade "Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional" (CC BY-NC 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Qualquer dúvida ou reclamação sobre direitos autorais devem ser direcionadas ao Conselho Editorial o qual apreciará e se manifestará conforme as diretrizes do Committee on Publications Ethics (COPE).



