Submissão
Condições para submissão
Todas as submissões devem atender aos seguintes requisitos.
- A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
- O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
- URLs para as referências foram informadas quando possível.
- O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
- Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
Metodologia Política e Teoria Formal
A seção de metodologia política e teoria formal busca publicar trabalhos em teoria formal e metodologia quantitativa, qualitativa e mista. Mais do que isso, a seção procura contribuir para o estado da arte dos estudos metodológicos na Ciência Política e áreas correlatas.
Teoria Política
O espaço dedicado à Teoria Política em Leviathan é plural e aberto para trabalhos das mais diversas abordagens, temas e questões políticas. Assim, tanto trabalhos dentro das fronteiras disciplinares da Ciência Política, como esforços interdisciplinares e de caráter humanístico serão bem-vindos. A sessão de Teoria Política aceitará artigos, resenhas e traduções que sigam critérios de rigor, excelência e originalidade e que contribuam para o debate acadêmico. Tendo como principal motivação colaborar para a construção de uma revista de pós-graduandos(as) relevante em aspectos intelectuais e acadêmicos, mas também atenta ao debate público.
Relações Internacionais
A Seção Relações Internacionais da Leviathan tem como objetivo a divulgação de trabalhos acadêmicos de distintas matrizes epistemológicas e metodológicas. A Revista busca contribuir para o crescimento e desenvolvimento da área de relações internacionais de uma maneira plural e consistente, em sintonia com o avanço científico da mesma.
Resenhas/Softwares
Nesta seção serão recebidos artigos de no máximo 10000 caracteres contendo:
- Resenhas de livros de Ciência Política e áreas afins lançados nos ultimos cinco anos.
- Resenhas de softwares e/ou bancos de dados recentes que podem ser úteis para a Ciência Política.
Os trabalhos enviados a esta seção serão avaliados por somente um parecerista.
Instituições Políticas, Políticas Públicas e Política Comparada
A Seção de "Instituições Políticas, Políticas Públicas e Política Comparada" de Leviathan tem como objetivo central a divulgação e a circulação de trabalhos originais sobre os poderes políticos, as instituições políticas e os processos governamentais. Além de compreender o estudo dos partidos e das eleições, bem como o campo de análise das políticas públicas. Pesquisas comparadas serão especialmente bem-vindas. Aqui, valoriza-se o debate amplo e plural, e exige-se rigor acadêmico na construção teórica e empírica das análises.
Notas de Pesquisa e Notas Metodológicas
São duas as modalidades aceitas nesta seção: Notas de Pesquisa e Notas Metodológicas.
Para Notas de Pesquisa as autoras e autores são encorajados a enviar uma descrição dos trabalhos em desenvolvimento com a apresentação de resultados parciais a fim de promover um diálogo e dar publicidade a agendas de pesquisadores em andamento nas áreas de Ciência Política, Teoria Política, Relações Internacionais e Sociologia Política.
Para Notas Metodológicas as autoras e autores são encorajados a enviar textos nos quais apresentem um método, técnica, ou uma discussão metodológica relevante para as áreas de Ciência Política, Teoria Política, Relações Internacionais e Sociologia Política.
Os trabalhos enviados à esta seção deverão conter no máximo 7500 caracteres e devem ser originais.
Pensamento político e social brasileiro e latino-americano
A seção dedicada ao pensamento político e social brasileiro e latino-americano pretende reunir artigos, resenhas e traduções que contribuam, de forma plural, para o aprofundamento dos estudos da área de pesquisa acima referida.
Para tanto, são desejados artigos que situem com clareza seus referenciais teóricos e metodológicos, contribuindo para o debate acadêmico e crítico. O resultado, espera-se, será a construção de uma revista de pós-graduandas(os) a qual preze pela relevância intelectual, acadêmica e político-emancipatória.
Dossiê "Crise na América Latina: entre o passado e o futuro"
A América Latina tem passado por um momento de transição política. Depois da onda de governos de esquerda, o quadro parece estar se alterando, como revelam, para ficarmos em poucos exemplos, os casos de Argentina, Brasil e as tensões na Venezuela. Esse momento, via de regra marcado pela ideia de crise, talvez seja especialmente propício para a retomada de reflexões clássicas dos pensadores que interpretaram a realidade latino-americana; pois, como é costumeiro na história política do subcontinente, muitos de seus processos de mudanças acabam por repor antigas estruturas de dominação.
Ademais, nessa sua retomada, a Leviathan passará a contar com uma área de sua revista para a publicação, divulgação e debate sobre o pensamento político latino-americano. Conjugando-se, então, o momento político e o novo momento de nossa revista, convidamos as pesquisadoras e pesquisadores da área para enviarem seus textos para o dossiê Crise na América Latina: entre o passado e o futuro. Em especial, serão valorizados trabalhos que:
1) investiguem abordagens teórico-metodológica, de modo que consiga tratar das conexões entre os trabalhos de pensamento político e social brasileiro e latino-americano com as dimensões da teoria política e crítica e das idiossincrasias dos instrumentos metodológicos e teóricos destas áreas;
2) estudem a relação entre ideologias e política, de modo que sejam voltados para os estudos sobre as correntes e linhagens do pensamento político e social brasileiro e latino-americano, ao modo do marxismo, radicalismo, catolicismo, conservadorismo, populismo, liberalismo, positivismo, socialismo etc;
3) tratem de temas clássicos e contemporâneos no pensamento político do subcontinente, à maneira do nacionalismo e formação da nação, subdesenvolvimento, desenvolvimento e dependência, imperialismo, questão agrária, formação social e de classes, desencontro entre ideias e meio material, capitalismo periférico, feminismo latino-americano etc;
4) analisem as trajetórias políticas de intelectuais nacionais e latino-americanos.
A revista Leviathan é editada por discentes do Programa de Pós-Graduação em Ciência (PPGCP) da Universidade de São Paulo (USP). Os trabalhos devem ser inéditos e podem ser submetidos em português, espanhol ou inglês, sendo o procedimento de submissão inteiramente eletrônico, realizado na página da revista: https://www.revistas.usp.br/leviathan/index
Além de artigos direcionados para o dossiê, a Revista Leviathan continua em fluxo contínuo para submissões de temática livre.
Dossiê Teoria Política e Democracia
Os últimos anos têm sido marcados pela proliferação de debates sobre “crise das democracias”, tanto no âmbito acadêmico quanto na esfera pública de modo mais geral. A crise dos partidos políticos tradicionais, a emergência de governos ou regimes com propensão populista, autoritária ou extremista, a dificuldade de assegurar os direitos humanos ou de minorias em contextos de polarização ou de radicalismo político, a compatibilidade ou incompatibilidade entre democracia e desigualdades profundas, e a dificuldade crescente de conciliar princípios constitucionais com o respeito da “vontade majoritária” expressa nas urnas têm sido alguns dos temas levantados por esse debate contemporâneo sobre “crise das democracias”.
Esta proposta de dossiê pretende reunir artigos que tragam contribuições de áreas consagradas da Teoria Política para pensar esses desafios enfrentados pelas democracias no mundo contemporâneo. Por um lado, serão aceitos artigos que estabeleçam alguma relação entre esses desafios atuais e temas clássicos tratados pela Teoria Política ao longo de sua história, como a tensão entre soberania (popular) e direitos humanos, ou temas clássicos do Pensamento Político Brasileiro, como os impasses da formação do Estado brasileiro e o patrimonialismo. Por outro lado, serão aceitos artigos que relacionem os desafios atuais das democracias a debates da Teoria Política Normativa contemporânea, como a tolerância esperada em relação a discursos de ódio ou antidemocráticos e a relação entre legitimidade democrática e justiça social.
Os artigos serão aceitos até 30/03/2021 pelo sistema on-line da Revista Leviathan. Além da chamada pública, o dossiê contará com artigos de professor/as convidado/as, entrevistas com pesquisadore/as da área de Teoria Política e traduções realizadas pela equipe editorial.
Declaração de Direito Autoral
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.