Inclusão, Contribuição, Representação, Participação e Orientação: considerações institucionais e político-culturais
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2237-4485.lev.2012.132307Palavras-chave:
Cultura política, Instituições Políticas, Jürgen Habermas, Lawrence Kohlberg.Resumo
Nos estudos sobre instituições e cultura política as questões de representação e participação tendem a ser limitadas por perspectivas de como e por quem as decisões são tomadas e de que forma esses mecanismos podem ser justificados. Apesar de significativas, essas perspectivas tendem a ignorar que há dimensões de inclusão, contribuição e orientação nas relações entre o cidadão e o Estado. Desse modo, a principal proposta deste estudo é contextualizar os mecanismos de representação e participação em um quadro institucional mais complexo. Soma-se a isso o fato de que o debate sobre representação e participação no âmbito das instituições políticas tende a ignorar a influência da cultura política, sendo que o estudo somente fundamentado nas instituições formais não possibilita explicar o comportamento dos diversos atores políticos nem o desempenho das instituiçõesDownloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.