O termo populismo nos jornais: uma análise dos editoriais da Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2237-4485.lev.2020.183651Palavras-chave:
Populismo, Editorial, Discurso, Bolsonaro, LulaResumo
A proposta do artigo é identificar, por meio da análise do discurso, o uso do termo populismo e populista nos editoriais dos jornais impressos Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo referente aos discursos de Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Messias Bolsonaro. A análise de discurso das publicações, no período de 2003 e 2020, mostra uma inclinação dos jornais ao conceito, sendo recorrente um alerta ao leitor sobre a atuação do líder e elaboração de políticas públicas, retomando referências políticas históricas. Da mesma forma, identifica-se que, dentro de quase 20 anos, houve uma propensão maior dos jornais em relação ao uso do termo nos editoriais, sendo recorrente utilizá-lo na classificação do governo e seu presidente. A proposta do artigo é identificar, por meio da análise do discurso, o uso do termo populismo e populista nos editoriais dos jornais impressos Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo referente aos discursos de Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Messias Bolsonaro. A análise de discurso das publicações, no período de 2003 e 2020, mostra uma inclinação dos jornais ao conceito, sendo recorrente um alerta ao leitor sobre a atuação do líder e elaboração de políticas públicas, retomando referências políticas históricas. Da mesma forma, identifica-se que, dentro de quase 20 anos, houve uma propensão maior dos jornais em relação ao uso do termo nos editoriais, sendo recorrente utilizá-lo na classificação do governo e seu presidente.
Downloads
Referências
Referências bibliográficas
ÁLVAREZ, Glória; KAISER, Axel. O embuste populista: como os países da América Latina arruinaram-se e como resgatá-los. São Paulo: LVM, 2019
AMOSSY, Ruth. Imagens de si no discurso: a construção do ethos. 2.ed.
São Paulo (SP): Contexto, 2016.
BRANDÃO, Helena H. Nagamine. Introdução à análise do discurso. 2.ed. rev. Campinas (SP): UNICAMP, 2004
CHARAUDEAU, Patrick. A conquista da opinião pública: como o discurso manipula as escolhas políticas. São Paulo: Contexto, 2016.
CHARAUDEAU, Patrick. Discurso das mídias. São Paulo: Contexto, 2010.
DIJK, Teun A. van. Discurso e contexto: Uma abordagem sociocognitiva.
São Paulo: Contexto, 2009.
IANNI, Octavio. O colapso do populismo no Brasil. 3.ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1975.
LACLAU, Ernesto. A razão populista. 1. ed. São Paulo: Três Estrelas, 2013.
MAINGUENEAU, Dominique. Discurso e análise do discurso. 1.ed. São Paulo: Parábola, 2015.
ORLANDI, Eni Puccinelli. Análise de discurso. 13.ed. Campinas (SP): Pontes, 2020.
VIZEU, Rodrigo. Os presidentes: a história dos que mandaram e desmandaram no Brasil, de Deodoro a Bolsonaro. Rio de Janeiro: HarperCollins Brasil, 2019.
WEFFORT, Francisco. O populismo na política brasileira. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.
MARCHESANI, Silvana. A argumentação em editoriais e artigos de opinião: um estudo comparativo. Dissertação - Programa de Pós-Graduação em Letras – Mestrado em Linguística e Língua Portuguesa, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). Orientação: Profª Drª Juliana Alves Assis. Minas Gerais, PUC-MG, 2008. Disponível em: http://www.biblioteca.pucminas.br/teses/Letras_MarchesaniS_1.pdf. Acesso em: 13 nov.2020.
MONT'ALVERNE, Camila. Jornalismo político e imagem pública: Dilma Rousseff nos editoriais do jornal O Estado de S.Paulo. Monografia apresentada ao curso de Comunicação Social - Jornalismo do Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará. Orientador: Prof. Dr. Francisco Paulo Jamil Almeida Marques. Ceará, Universidade Federal do Ceará, 2013. Disponível em: http://www.ponte.ufpr.br/html/wp-content/uploads/sites/15/TCC/Jornalismo%20pol%C3%ADtico%20e%20imagem%20p%C3%BAblica%20Dilma%20Rousseff%20nos%20editoriais%20do%20jornal%20O%20Estado%20de%20S.%20Paulo.pdf. Acesso em: 13 nov.2020.
BERNARDES, Cristiane Brum; BARROS, Caio Carvalho Correia. Populismo no Brasil Contemporâneo: Uma análise de discursos de Lula e de Bolsonaro. Dados: Associação Brasileira dos Pesquisadores em Comunicação e Política, 2019. Compolítica.org. Disponível em: http://ctpol.unb.br/compolitica2019/GT1/gt1_Bernardes_Barros.pdf. Acesso em: 13 nov.2020.
CAPELATO, Maria Helena. Mídia e Populismo/ Populismo e Mídia. Dados: Revista Contracampo, 2013, Niterói, v.28, n.3, p. 52-72. Contracampo. Disponível em: https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17508/0. Acesso em: 13 nov.2020.
CYRRE, Magda Regina Lourenço. Reflexões sobre o discurso jornalístico: contribuições para interpretação. Dados: Revista Entrelinhas, 2013, Rio Grande do Sul, v.7. Anais eletrônicos... São Leopoldo (RS), Universidade do Vale dos Sinos (Unisinos). Disponível em: http://revistas.unisinos.br/index.php/entrelinhas/article/view/1142. Acesso em: 13 nov.2020.
FREITAS, Renata A. A quadrilha e o circo: aspectos linguísticos, discursivos e intertextuais em uma análise comparativa de editoriais de jornal.
Dados: Educação, Cultura e Comunicação, 2011, v.2., São Paulo. Anais eletrônicos... São Paulo, UNIFATEA. Disponível em: http://fatea.br/seer3/index.php/ECCOM/article/view/593/543. Acesso em: 13 nov.2020.
MARQUES, Francisco Paulo Jamil. et al. Escândalo político e jornalismo editorial: o caso dos áudios da JBS nos editoriais de Folha de S.Paulo e
O Estado de S.Paulo. Dados: Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo, 2018, v. 16, São Paulo, Anais eletrônicos... São Paulo. SBPJOR. Disponível em: http://sbpjor.org.br/congresso/index.php/sbpjor/sbpjor2018/paper/viewFile/1629/656. Acesso em: 13 nov.2020.
MEDEIROS, Joatan David Ferreira de; CÂMARA, Wander Borges da. Gênero editorial: um breve estudo da sua estrutura discursiva. Rio Grande do Norte, Congresso IFAL, 2019.Disponível em: http://congressos.ifal.edu.br/index.php/connepi/CONNEPI2010/paper/viewFile/1732/955. Acesso em: 13 nov.2020.
WEFFORT, Francisco. “Jornais são partidos?”. Dados: Revista Lua Nova, 1984, v. 1, São Paulo, Anais eletrônicos... São Paulo. CEDEC. Scielo. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-64451984000200008&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 13 nov.2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Ana Luiza Antunes Soares Bessa, Edilaine Heleodoro Felix
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.