Teoria Política Histórica e Democracia: notas introdutórias para um debate
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2237-4485.lev.2021.183856Palavras-chave:
Teoria Política, História, Democracia, Conceitos, Linguagens, Ideologias.Resumo
O presente artigo busca oferecer alguns apontamentos introdutórios para um debate sobre a relação entre história e teoria política. Partindo do princípio de que o acúmulo de erudição histórica não é suficiente para justificar a sua importância, afirmamos a ideia de que uma abordagem histórica da política precisa ser orientada pela necessidade de aprofundar o entendimento sobre como construímos a experiência política que conforma o mundo contemporâneo. Não se trata aqui, portanto, de uma história do pensamento político, mas de inquirir sobre a possibilidade e os fundamentos de uma abordagem histórica da teoria política. Mas o que significa, então, falarmos em uma teoria política histórica, e não apenas em história das ideias políticas? O que justificaria o pertencimento de uma abordagem histórica ao campo da ciência política em geral, e da teoria política em particular? O artigo busca indicar elementos para a compreensão da importância de recuperar a abordagem da teoria política histórica para pensar elementos históricos – conceitos, linguagens, ideologias - da experiência política que resulta no processo de desenvolvimento da democracia.
Downloads
Referências
CASSIMIRO, Paulo H. P. A Liberdade na República dos Modernos. Teoria e história do liberalismo político francês (1789-1848). Rio de Janeiro: EdUERJ, 2020.
DOMINGUES, José Maurício. Critical Theory and Political Modernity. Cham: Palgrave Macmillian, 2019.
FREEDEN, Michael. Ideologies and Political Theory. A conceptual approach. Oxford: Claredon Press, 1996.
GAUCHET, Marcel. Le désenchantement du Monde. Une histoire politique de la réligion. Paris: Folio, 1985.
GALLIE, W. B. “Essentially Contested Concepts”. Proceedings of the Aristotelian Society, New Series, Vol. 56, pp. 167-198, 1956.
JASMIN, Marcelo Gantus; FERES JR, João. História dos Conceitos. Debates e perspectivas. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio/Edições Loyola/IUPERJ, 2006.
KOSELLECK, Reinhart. Futuro Passado. Contribuição à semântica dos tempos históricos. Rio de Janeiro: Contraponto/PUC-Rio, 2011.
KOSELLECK, Reinhart. História de Conceitos. Rio de Janeiro: Contraponto, 2020.
LEFORT, Claude. Democracy and Political Theory. Cambridge: Polity Press, 1988.
LEFORT, Claude. Pensando o Político. Ensaios sobre democracia, revolução e liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1991.
LYNCH, Christian E. C. “O Sattlezeit diferido da América Ibérica: reflexões sobre uma história dos conceitos políticos fora do mundo europeu”. Revista História do Direito. Curitiba, n.1, n.1, p. 373-388, jul-dez, 2020.
OSTRENSKY, Eunice. “Maquiavel: A ambição e o dilema das leis agrárias”. Lua Nova, São Paulo, 107: 55-90, 2019.
PALTI, Elias. La Invención de uma Legitimidad. México: Fondo de Cultura, 2005.
POCOCK, G. J. A. Linguagens do Ideário Político. São Paulo: EDUSP, 2003.
POCOCK, J. G. A. “Theory in History: Problems of Context and Narrative” In: DRYZEK, J.; HONIG, B.; PHILLIPS, A. (eds). The Oxford Handbook of Political Theory. Oxford: Oxford University Press, 2006.
ROSANVALLON, Pierre. Por uma história do político. São Paulo: Allameda, 2010.
SANTOS, Wanderley Guilherme dos. Discurso sobre o objeto: uma poética do social. Rio de Janeiro: Topbooks, 2019.
SENELLART, Michel. As artes de governar. São Paulo: Ed. 34, 2006.
SILVA, Ricardo. “Historicismo e Disputas Conceituais na Teoria Política”. Anais do XXVI Simpósio Nacional de História – ANPUH. São Paulo, julho, 2011.
STRAUSS, Leo. What is political philosophy? And other studies. Glencoe: Free Press, 1959.
VINCENT, Andrew. The Nature of Political Theory. Oxford, Oxford University Press, 2004.
WALDRON, Jeremy. Political Political Theory. Essay on Institutions. Cambridge: Harvard University Press, 2016.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Paulo Cassimiro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.