Edições digitais nas Clássicas: elementos de gênero na produção e leitura da língua grega e do latim
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v33i2p113-135Palavras-chave:
edições digitais, letras clássicas, artefatos de ensino-aprendizagem, edições digitais anotadas, CITEResumo
As edições digitais na área de clássicas têm surgido como aliadas no rompimento de barreiras e no enfrentamento de desafios no ensino das línguas e culturas clássicas. O objetivo deste artigo é destacar algumas características específicas de edições digitais das Letras Clássicas, como possíveis elementos de gênero na sua produção e sua leitura digitais, supondo serem uma forma de contribuir para a mobilização da aprendizagem das línguas clássicas e a formação docente na área. Descrevemos, de um lado, os componentes essenciais no processo de uma edição digital nova do texto grego do Édipo Rei, de Sófocles, preparado na Universidade Furman, para um curso de graduação. De outro, apontamos de que modo as anotações de edições digitais, em alinhamentos, treebanking e geoanotações, na qualidade de experiências de aprendizagem, são potenciais instrumentos de desenvolvimento.
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