Resenhas dos livros didáticos aprovados pelo Guia PNLD 2020 de língua portuguesa: uma ferramenta para o trabalho docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v33i2p189-214

Palavras-chave:

língua portuguesa, interacionismo sociodiscursivo, resenhas dos livros didáticos aprovados, trabalho docente

Resumo

Considerando o contexto sócio-histórico mais amplo em que temos vivido em relação ao uso do livro didático na Educação Básica da rede pública de ensino, buscamos contribuir para um debate social acerca do processo de escolha dos livros didáticos nas escolas e o Guia PNLD 2020, uma vez que o documento oferece resenhas a respeito dos livros didáticos de Língua Portuguesa aprovados, bem como sobre as possíveis relações que o Guia PNLD 2020 estabelece com os saberes e as Capacidades Cocentes (HOFSTETTER; SCHNEUWLY, 2009; STUTZ, 2012), além das capacidades de linguagem (DOLZ; PASQUIER; BRONCKART, 1993; SCHNEUWLY; DOLZ, 2004; STUTZ; CRISTOVÃO, 2011; CRISTOVÃO, 2013), necessários ao ensino de línguas. Para tanto, pautamos nosso estudo na perspectiva teóricometodológica do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) (BRONCKART, [1997]2009). Quanto aos procedimentos metodológicos, utilizamos o Guia PNLD 2020 como objeto de análise no que tange às Resenhas dos livros aprovados pelo PNLD 2020, tomando as capacidades de linguagem, os saberes e as Capacidades Docentes como categorias de análise destas Resenhas. Os resultados apontam para possíveis contribuições e/ou limitações do Guia PNLD 2020 para o ensino de Língua Portuguesa. Com isso, esperamos contribuir para a discussão acerca do processo de avaliação e escolha do livro didático pelo professor de línguas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maria Izabel Rodrigues Tognato, Centro Universitário Senac
    Professora doutora do Centro Universitário Senac e da Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo – FATEC, São Paulo, SP, Brasil; https://orcid.org/0000-0002-4138-7358; daniellabar@gmail.com
  • Daniella Barbosa Buttler, Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR
    Professora doutora da Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR, Campus de Campo Mourão, PR, Brasil; http://orcid.org/0000-0003-3705-0354; maria.tognato@unespar.edu.br

Referências

BONINI, A.; YANO, D. de C. Avaliação do livro didático como tema da formação inicial do professor de língua portuguesa. Entrepalavras, Fortaleza, v.8, n.2, p. 323-343, maio/ago. 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. PNLD 2018: língua portuguesa – guia de livros didáticos – Ensino Médio/Ministério da Educação – Secretária de Educação Básica – SEB – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Brasília, DF: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. PNLD 2020: língua portuguesa – guia de livros didáticos – Ensino Médio/Ministério da Educação – Secretária de Educação Básica – SEB – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Brasília, DF: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2019.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018.

BRONCKART, J-P. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sócio-discursivo. Trad. Anna Rachel Machado e Pericles Cunha. São Paulo: EDUC, [1997] 2009.

BUTTLER, D.B. Professor: uma imagem esfacelada? Embu-Guaçu: Lumen et Virtus, 2014.

CRISTOVÃO, V. L. L. Para uma expansão do conceito de capacidades de linguagem. In: BUENO, L.; LOPES, M. A. P. T.; CRISTOVÃO, V. L. (Orgs.). Gêneros Textuais e Formação Inicial:uma homenagem à Malu Matêncio. Campinas: Mercado das Letras, 2013, p. 357-380.

CRISTOVÃO, V. L. L.; MACHADO, A. R. Formação de professores de língua estrangeira: ação política e reflexiva. In: GIMENEZ, T.; JORDÃO, C. M.; ANDREOTTI, V. (Orgs.) Perspectivas educacionais e o ensino de inglês na escola pública. Pelotas: EDUCAT, 2005.

CRISTOVÃO, V. L. L.; BEATO-CANATO, A. P.; FERRARINI, M. A.; PETRECHE, C. R. C.; ANJOS-SANTOS, L. M. Uma proposta de planejamento de ensino de língua inglesa em torno de gêneros textuais. Letras, Santa Maria, v.20, n.40, p. 191-215. jan./jun. 2010.

CRISTOVÃO, V. L. L.; STUTZ, L. Sequências didáticas: semelhanças e especificidades no contexto francófono como L1 e no contexto brasileiro como LE. In: SZUNDY, P. T. C.; ARAÚJO, J. C.; NICOLAIDES, C.; SILVA, K. A. (Orgs.) Linguística Aplicada e sociedade: ensino e aprendizagem de línguas no contexto brasileiro. Campinas: Pontes Editores, 2011, v.1.

DOLZ, J.; PASQUIER, A.; BRONCKART, J.-P. L’acquisition des discours: emergence d’une competence ou apprentissage de capacities langagières diverses? Études de Linguistique appliquée, n.92, p. 23-37, 1993.

EUROPA. CONSEIL DE L’EUROPE. Portfolio européen pour les enseignants em langues em formation initiale. CENTRE EUOPÉEN POUR LES LANGUES VIVANTES (CELV ). 2007. Disponível em: http://archive.ecml.at/mtp2/publications/C3_Epostl_F_internet.pdf Acesso em: 18/01/2020.

FOGAÇA, D. C.; TOGNATO, M. I. R.; MIQUELANTE, M. A. Reflexões de uma professora em formação inicial como participante do Pibid de Língua inglesa: relato de experiência. In: KRAWCZYK, A. C. de D. B.; GAGNO, R. R.; VIEIRA, L. A.; MACHADO, C. J. (Orgs.). Pibid e RP da Unespar: sobre esperançar em um período incerto para a docência. Paranavaí: Unespar, 2020.

GAGNON, R. ; SURIAN, M.. L’enseignement du français dans les plans de formation suisses romands: quels savoirs pour l’enseignement de la production écrite? Repère, n. 44, p. 93-115, 2011.

GERALDI, J. W. O ensino de língua portuguesa e a Base Nacional Comum Curricular. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 9, n. 17, p. 381-396, jul./dez. 2015.

HOFSTETTER R.; SCHNEUWLY B. Savoirs en (trans)formation. Au cœur des professions de l’enseignement et de la formation. In: HOFSTETTER, R.; SCHNEUWLY, B. Savoirs en (trans)formations des savoirs dans les formations aux professions enseignantes. Bruxelles : De Boeck, 2009, p. 6-22.

LANFERDINI, P. A. da F.; CRISTOVÃO, V. L. L.. Uma proposta de elaboração de sequência didática para o ensino de LI e o desenvolvimento de capacidades de linguagem. Anais do VI SIGET – Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais, 16 a 19 de agosto de 2011, Natal, RN. 18p.

LIBÂNEO, J. C. Formação de professores e didática para desenvolvimento humano. Educação & Realidade, Porto Alegre, v.40, n.2, p. 629-650, abr./jun. 2015.

MIQUELANTE, M. A. Saberes necessários à formação docente – articulação desafiadora a partir de sequências de formação, de ensino e didática como instrumentos mediadores. 2018. Tese de Doutorado. Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2019.

PINTO, S. M.; TOGNATO, M. I. R.; MIQUELANTE, M. A. Produção de atividades didáticas: uma experiência desafiadora proporcionada pelo Pibid de Língua Inglesa na formação inicial: relato de experiência. In: KRAWCZYK, A. C. de D. B.; GAGNO, R. R.; VIEIRA, L. A.; MACHADO, C. J. (Orgs.). Pibid e RP da Unespar: sobre esperançar em um período incerto para a docência. Paranavaí: Unespar, 2020.

SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Trad. Roxane Rojo e Glais Sales Cordeiro. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2004.

SILVA, R. C. da. O professor de línguas, o PNLD, o livro didático de línguas e outros materiais didáticos. Revista A Cor da Letras, v.18, n.3, p. 138-153, set.-dez de 2017. Disponível em: http://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/view/1788/pdf. Acesso em 06/02/20.

STUTZ, L. Sequências didáticas, socialização de diários e autoconfrontação: instrumentos para a formação inicial de professores de inglês. 2012. 458f. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) – Universidade Estadual de Londrina, 2012.

STUTZ, L.; CRISTOVÃO, V. L. L . A construção de uma sequência didática na formação docente inicial de língua inglesa. Signum: Estudos da Linguagem, v. 14, p. 569, 2011.

TOGNATO, M.I.R.; OLIVEIRA, J. A. de. A sequência didática na formação inicial de professores de língua inglesa: escrita como processo e as capacidades docentes. Revista Interfaces, v.9, n.4, p. 186-200, out./nov./dez. 2018.

XAVIER, M. M.; ALMEIDA, M. F. A Base Nacional Comum Curricular e o Ensino de Lín-gua Portuguesa. In: Anais do III Congresso Nacional de Educação. 2017.

Downloads

Publicado

30-07-2020

Como Citar

TOGNATO, Maria Izabel Rodrigues; BUTTLER, Daniella Barbosa. Resenhas dos livros didáticos aprovados pelo Guia PNLD 2020 de língua portuguesa: uma ferramenta para o trabalho docente. Linha D’Água, São Paulo, v. 33, n. 2, p. 189–214, 2020. DOI: 10.11606/issn.2236-4242.v33i2p189-214. Disponível em: https://revistas.usp.br/linhadagua/article/view/167039.. Acesso em: 23 nov. 2024.