Dizer-se professora/professor pela escrita

autoria e dialogia nos relatórios de estágio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v33i3p197-220

Palavras-chave:

Formação inicial de professores, produção enunciativo-discursiva, polifonia, estudos bakhtinianos

Resumo

Tomando como referência a perspectiva bakhtiniana da produção enunciativa, este artigo problematiza os dizeres dos estudantes-estagiários de um curso de Pedagogia sobre suas experiências na escola básica. Trata-se de uma pesquisa participante, de vertente analítico -interpretativa, na qual a geração de dados se desenvolveu no contexto das disciplinas do eixo teórico-prático do curso, nos anos de 2017 e de 2019. Entendendo o gênero relatório de estágio como um gênero secundário, da esfera acadêmica, em que o discurso científico é valorizado e legitimado, procurou-se problematizar os modos de dizer dos estudantes em seus enunciados escritos. Ao tomarem a autoria de seus relatos de experiência, seus diferentes acentos valorativos indiciam diversas vozes com as quais dialogam tornando visíveis sua busca pela inserção autoral. No processo de apropriação da palavra do outro os enunciados expressam de forma viva as muitas vozes com quem dialogam na formação inicial docente.

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Publicado

20-11-2020

Como Citar

GUEDES-PINTO, Ana Lúcia. Dizer-se professora/professor pela escrita: autoria e dialogia nos relatórios de estágio. Linha D’Água, São Paulo, v. 33, n. 3, p. 197–220, 2020. DOI: 10.11606/issn.2236-4242.v33i3p197-220. Disponível em: https://revistas.usp.br/linhadagua/article/view/171914.. Acesso em: 13 out. 2024.