Videoclipe no ensino médio e o desafio de integrar os modos semióticos
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v34i3p147-162Palavras-chave:
Leitura, Tarefa, Atividade, Análise semiótica, MultimodalidadeResumo
Este artigo analisa como os modos semióticos foram mobilizados em uma tarefa de leitura e interpretação de um videoclipe realizada por alunos do Ensino Médio. Os dados foram gerados a partir de uma tarefa elaborada para uma WebQuest e das atividades desenvolvidas em aula, registradas em áudio e transcritas. O referencial teórico problematiza a multimodalidade e o videoclipe como gênero. A análise demonstrou que, em alguns momentos, a tarefa permitiria a almejada integração de diferentes semioses. A análise da leitura dos alunos, por sua vez, revelou que a construção de sentidos pode se pautar (i) em pistas verbais e imagéticas (o que demonstra que os alunos compreenderam que um texto pode ser composto por outras semioses, além da verbal) tomadas como entidades discretas ou (ii) na integração entre as diferentes semioses, embora a segunda forma tenha sido menos frequente. Assim, confirmamos o desafio de uma interpretação que integre modos semióticos.
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