Da leitura subjetiva para a leitura rigorosa: um caminho para abordar leitura na Educação Básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v34i3p65-81

Palavras-chave:

Ensino, Recepção, Texto literário, Narrativa, Experiência

Resumo

A pesquisa da qual trata este artigo surgiu da observação das dificuldades de leitura e escrita de estudantes do Ensino Fundamental II de uma escola pública. Inicialmente, notamos que os estudantes liam e escreviam muito em contextos de mensagens em redes sociais e que tais práticas tinham alguma influência na leitura e na escrita em sala de aula. Então, propomo-nos a investigar se o acesso a narrativas literárias linguística e estruturalmente complexas também poderia influenciá-los. Este artigo traz um recorte dessa pesquisa com ênfase no ensino de leitura partindo de uma narrativa literária, cujos modos de dizer são provocativos à construção de experiências de leitura para além das práticas utilitaristas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

CANDIDO, A. O direito à literatura. In: CANDIDO, A Vários escritos. 5 ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre azul, 2011.

CASTRILLÓN, S. O direito de ler. In: CASTRILLÓN, S. O direito de ler e de escrever. São Paulo: Editora Pulo do Gato, 2011.

COUTO, M. A menina sem palavra: histórias de Mia Couto. 1ª. ed. 6. reimp. São Paulo: Boa Companhia, 2013.

FAUSTINO DE SOUZA, B. F. B. Experiências de leitura e escrita no Ensino Fundamental: a contribuição das narrativas literárias. 2019. 217 f. Dissertação (Mestrado). Programa de Mestrado Profissional em Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.

FAUSTINO DE SOUZA, B. F. B; CAMPOS, S. F. Ensino de escrita: o texto literário como uma possibilidade. Revista Ecos, v. 28, ano 17, n. 01, 2020, p. 135-156. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ecos/article/view/4389. Acesso em: 16 abr. 2021.

LARROSA, J. Tremores: escritos sobre experiência. 1ª. ed. 3. reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.

PETIT, M. A arte de ler: ou como resistir à adversidade. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2010.

RIOLFI, C.; ROCHA, A.; CANADAS, M. A.; BARBOSA, M.; MAGALHÃES, M.; RAMOS, R. Ensino de Língua Portuguesa. São Paulo: Cengage Learning, 2014.

ROUXEL, A.; LANGLADE, G.; REZENDE, N. L. de. Leitura subjetiva e ensino de literatura. São Paulo: Alameda, 2013.

Downloads

Publicado

09-12-2021

Como Citar

FAUSTINO, Bruna Francinett Barroso; CAMPOS, Sulemi Fabiano. Da leitura subjetiva para a leitura rigorosa: um caminho para abordar leitura na Educação Básica. Linha D’Água, São Paulo, v. 34, n. 3, p. 65–81, 2021. DOI: 10.11606/issn.2236-4242.v34i3p65-81. Disponível em: https://revistas.usp.br/linhadagua/article/view/185156.. Acesso em: 21 nov. 2024.