Da leitura subjetiva para a leitura rigorosa: um caminho para abordar leitura na Educação Básica
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v34i3p65-81Palavras-chave:
Ensino, Recepção, Texto literário, Narrativa, ExperiênciaResumo
A pesquisa da qual trata este artigo surgiu da observação das dificuldades de leitura e escrita de estudantes do Ensino Fundamental II de uma escola pública. Inicialmente, notamos que os estudantes liam e escreviam muito em contextos de mensagens em redes sociais e que tais práticas tinham alguma influência na leitura e na escrita em sala de aula. Então, propomo-nos a investigar se o acesso a narrativas literárias linguística e estruturalmente complexas também poderia influenciá-los. Este artigo traz um recorte dessa pesquisa com ênfase no ensino de leitura partindo de uma narrativa literária, cujos modos de dizer são provocativos à construção de experiências de leitura para além das práticas utilitaristas.
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