Leitura argumentativa em livros didáticos de Língua Portuguesa: análise da coleção Se liga na língua, PNLD/2020
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v36i3p106-127Palavras-chave:
Ensino fundamental, Protocolo, Capacidades argumentativas, Perspectiva interacional, Ensino de argumentaçãoResumo
Neste artigo, analisamos uma atividade presente no Livro Didático (LD) Se liga na língua, relacionada ao desenvolvimento da leitura argumentativa e à sua contribuição para o desenvolvimento de capacidades argumentativas. O corpus é composto por um material do 6º ano do Ensino Fundamental, adotado na rede municipal de Cícero Dantas - BA. Selecionamos uma atividade do capítulo sete, seção Entre saberes, cuja perspectiva requer a contraposição de pontos de vista. Metodologicamente, a pesquisa é de caráter documental e qualitativa. A análise terá a aplicação de um protocolo elaborado para compreender a proposta dos autores, sendo incluídas sugestões em prol da promoção da leitura argumentativa em uma perspectiva interacional (Plantin, 2008). Os resultados preliminares apontam que a atividade em análise parte dos pressupostos da leitura argumentativa, mas ainda requer adaptação e ampliação. Assim, almejamos que este estudo contribua com as discussões sobre leitura argumentativa e coopere para a efetivação do ensino da argumentação.
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