A argumentação como ferramenta de análise de práticas dialógicas e monológicas materializadas no discurso de professores de Língua Inglesa
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v36i3p69-90Palavras-chave:
Processos argumentativos, Construção do conhecimento, Contexto escolar, Ações argumentativas dialógicas e monológicas, Interação professor-aluno.Resumo
Este artigo tem por objetivo analisar de que modo e em que medida a argumentação pode contribuir para a construção do conhecimento durante os processos de ensino e de aprendizagem no âmbito da disciplina de língua inglesa da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para tanto, utilizamos como recursos analíticos as categorias discursivo-argumentativas de caráter epistêmico (Compiani, 1996; Brum, 2015; Halliday; Matthiessen, 2014), no plano linguístico, bem como as categorias dialógicas e monológicas (Mateus, 2016; De Chiaro; Leitão, 2005) no plano discursivo. Como resultados, concluímos que o processo argumentativo instaurado entre professores e alunos apresenta um caráter argumentativo mais dialógico do que monológico.
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