Nos bastidores da ciência: argumentação, história e filosofia no ensino de Física
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v36i3p321-340Palavras-chave:
Ensino de Física, Prática argumentativa, Alfabetização científica, Natureza da ciência, Leis de NewtonResumo
Pesquisas na área de ensino de ciências vêm evidenciando a importância de abordagens histórico-filosóficas e da argumentação para uma formação reflexiva. O presente artigo tem como objetivo compreender a importância da história e filosofia da ciência aliadas ao ensino de argumentação na Física, tendo como foco as leis de Newton. Para atingir esse objetivo, foi realizada uma revisão de literatura sobre o tema, seguida do desenvolvimento e da aplicação de atividades junto a alunos do Ensino Médio de uma escola da rede pública estadual de Aracaju/SE. Os resultados apontam o desenvolvimento de uma compreensão mais contextualizada acerca da ciência, na incorporação de procedimentos próprios do fazer científico, como a construção de explicações e o emprego de justificativas, a maior sofisticação dos argumentos à medida que os temas debatidos envolviam aspectos sociais e éticos e a mobilização de conhecimentos adquiridos dentro e fora das aulas de Física.
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