Nos bastidores da ciência: argumentação, história e filosofia no ensino de Física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v36i3p321-340

Palavras-chave:

Ensino de Física, Prática argumentativa, Alfabetização científica, Natureza da ciência, Leis de Newton

Resumo

Pesquisas na área de ensino de ciências vêm evidenciando a importância de abordagens histórico-filosóficas e da argumentação para uma formação reflexiva. O presente artigo tem como objetivo compreender a importância da história e filosofia da ciência aliadas ao ensino de argumentação na Física, tendo como foco as leis de Newton. Para atingir esse objetivo, foi realizada uma revisão de literatura sobre o tema, seguida do desenvolvimento e da aplicação de atividades junto a alunos do Ensino Médio de uma escola da rede pública estadual de Aracaju/SE. Os resultados apontam o desenvolvimento de uma compreensão mais contextualizada acerca da ciência, na incorporação de procedimentos próprios do fazer científico, como a construção de explicações e o emprego de justificativas, a maior sofisticação dos argumentos à medida que os temas debatidos envolviam aspectos sociais e éticos e a mobilização de conhecimentos adquiridos dentro e fora das aulas de Física.

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Biografia do Autor

  • Érika Cristina Meneses de França, Universidade Federal de Sergipe

    Doutoranda pela Universidade Federal de Sergipe (Brasil).
    Professora efetiva da rede estadual de ensino de Sergipe (Brasil)

  • Aline Dortas Leal, Universidade Federal de Sergipe

    Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (Brasil)

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Publicado

28-12-2023

Edição

Seção

Artigos originais

Como Citar

FRANÇA, Érika Cristina Meneses de; LEAL, Aline Dortas. Nos bastidores da ciência: argumentação, história e filosofia no ensino de Física. Linha D’Água, São Paulo, v. 36, n. 3, p. 321–340, 2023. DOI: 10.11606/issn.2236-4242.v36i3p321-340. Disponível em: https://revistas.usp.br/linhadagua/article/view/211202.. Acesso em: 27 dez. 2024.